Rio dos Poços já envenenado, está matando o Rio Guandu (5 vídeos)
6 de outubro de 2020

Até quando moradores do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense, vão continuar Bebendo Esgoto tratado pela Cedae? 

O que adianta relatórios feitos pelo INEA, sem uma ação contundente para terminar de vez com o esgoto jogado pelos Rio dos Poços, Ipiranga e Rio Queimados, no Rio Guandu, que além de estarem matando animais que vivem no Pantanal Iguaçuano, estão contaminando a água tratada pela CEDAE?

Apenas os municípios de Nova Iguaçu e Queimados, na Baixada Fluminense, despejam juntos 56 milhões de litros de esgoto nos afluentes do Guandu diariamente.

“Você sente pelo odor que a água exala e a poluição que ela traz, pelo tanto de gigoga que tá se formando. A captação de água para a população recebe esgoto de três rios, uma situação dramática. A Cedae é uma estação de tratamento de água, não de esgoto”. Disse o Coordenador Logístico do Pantanal Iguaçuano, Edson Monteiro.

A péssima qualidade da água captada no local e um problema de Saúde pública, e a Cedae é a empresa que opera o sistema, o esgoto está provocando uma crise que afeta o abastecimento dos moradores da Região Metropolitana do Rio e Baixada.

Moradores pedem aos órgãos de Justiça que interfiram para que o Rio Guandu não vire um segundo Tietê.