Reservatórios de água equivalentes do estado do RJ registram maior nível desde 2012
16 de março de 2023

As chuvas neste início de ano contribuíram para a manutenção de água dos reservatórios. Nível atual, segundo o SIGA Guandu é de 64,04%. Em 2015, ano da crise hídrica, era de apenas 8%

Neste ano (2023), segundo o SIGA Guandu, a represa do Funil em Itatiaia está com 71,28% da sua capacidade, recebendo 272 metros cúbicos de água por segundo e liberando 245. Em 2015, ano da crise hídrica, o percentual era de 32,79% (estágio de alerta), recebendo 93 metros cúbicos de água por segundo e liberando 111, ou seja, mais que recebia.

A elevatória de Santa Cecília, em Barra do Piraí, onde as águas do Paraíba são vertidas para a bacia do Guandu, está recebendo 422 metros cúbicos de água por segundo e vertendo 316. Em 2015 recebia 147 e vertia apenas 37.

O projeto SIGA-GUANDU, plataforma mantida pelo Comitê Guandu, é o Sistema de Informações Geográficas e Geoambientais das Bacias Hidrográficas dos Rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim, tem como objetivo principal auxiliar a tomada de decisão no processo de gestão das Bacias Hidrográficas dos Rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim, através de um conjunto de soluções que subsidiem o monitoramento e acompanhamento dos dados das estações hidrológicas e meteorológicas, facilitem a criação e atualização de dados sobre as Bacias Hidrográficas dos Rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim e, também, possibilite a divulgação de informações sobre a situação qualitativa e quantitativa dos recursos hídricos.

Acompanhamento da Bacia

 
 
 

Reservatório Equivalente 68.15%

Clique aqui e veja: http://www.sigaguandu.org.br/siga-guandu/salaDeSituacao

Regra atual de operação do Sistema Hidraulico do Rio Paraíba do Sul
Vazão a jusante dos aproveitamentos deve respeitar os seguintes limites:
Aproveitamento Vazão (m3/s)
Paraibuna 10 Instantânea
Santa Branca 30 Instantânea
Jaguari 4 Instantânea
Funil 70 Instantânea
Santa Cecília 71 Instantânea
Bombeamento para o rio Guandu em Santa Cecíllia 119 Instantânea
Pereira Passos 120 Instantânea
 

FONTE: Resolução Conjunta ANA/DAEE/IGAM/INEA Nº1382, de 07 de dezembro de 2015.

Fonte: Comitê Guandu

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: