Prefeitura de Seropédica realiza evento em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a pessoa idosa
29 de junho de 2023

A Prefeitura de Seropédica através da Secretaria de Saúde e Grupo Pet Saúde da UFRRJ, promoveu nesta quinta-feira (29) evento em alusão ao dia Mundial de Conscientização da Violência contra a pessoa idosa.

O evento foi coordenado por Mirian Pacheco Coordenadora da Saúde da Pessoa Idosa e Preceptora do subgrupo “cuidados com a Saúde Mental do PET (programa pelo trabalho para a saúde) da UFRRJ.

A agenda realizada hoje está voltada para o combate à violência da pessoa idosa e representa o mês do ano em que o mundo inteiro manifesta sua oposição aos abusos e sofrimentos infligidos à geração mais velha.

O objetivo da celebração foi para despertar a sociedade como um todo no processo de sensibilização para diminuir e amenizar o sofrimento da Pessoa Idosa contra a violência.
Promover a troca de conhecimentos e experiências entre o público presente.

Ao iniciar a programação houve apresentação do Coral da Melhor idade, que ao final de cada música arrancava aplausos de todos os presentes, emocionando a todos, o Coral é sobe regência do Maestro de João Marcelo.

A seguir iniciou-se uma roda de conversa coordenada pela Dra. Simone Tourino e Carlos Eduardo pertencentes ao PET-Saúde da UFRRJ:

“Devemos ser incansáveis na proteção e no cuidado com aqueles que tanto contribuíram para a nossa sociedade e nossa cidade. Em Seropédica, nossa política de saúde do idoso tem o propósito de garantir uma atenção integral e de qualidade a todos os indivíduos com 60 anos ou mais. Cuidar deles é um compromisso coletivo, uma responsabilidade que cada um de nós deve assumir. O Idoso tinha uma expectativa de vida de 48,1 anos em 1950, chegou a 75,3 anos em 2019, caiu para 72,8 anos em 2021, subiu para 76,2 anos em 2023, devido aos melhoramentos na área de Saúde do SUS” destaca Carlos Eduardo.

O Disque 100, é um serviço de disseminação de informações sobre direitos de grupos vulneráveis e de denúncias de violações de direitos humanos, já foram registradas mais de 35 mil denúncias de violência a pessoas idosas. “Essa dura realidade de maus-tratos contra os idosos deve ser combatida. Para isso, informação e denúncia são fundamentais. Chegou a hora de despertar, precisamos de sensibilização para coibir, diminuir e amenizar o sofrimento dessas pessoas contra a violência que vem sofrendo”, disse os coordenadores do Pet-Saúde.

“Dois terços dos agressores são filhos, que agrigem  mais que filhas, noras ou genros, e cônjuges, nesta ordem. Os idosos quase não denunciam, por medo e para protegerem os familiares”, diz. Normalmente os agressores vivem na casa com a vítima, são filhos dependentes do idoso e idoso dependente dos familiares, filhos ou idosos que abusam de álcool e drogas, pertencem a famílias pouco afetivas ao longo da vida e isoladas socialmente. Entre as vítimas de violência estão idosos que tiveram comportamento agressivo com a família ao longo da vida e famílias com histórico de violência. Em relação aos cuidadores, inserem-se no contexto da violência aqueles que tenham sido ou continuam sendo vítima de violência, que sofrem depressão ou outro tipo de sofrimento mental e em situação de exaustão. “A violência é uma forma de comunicação, se me comunico gritando, batendo, explorando, desprezando, abusando. Famílias violentas colhem violência”, ressaltou Dra. Simone Tourino.

Estiveram presentes várias pessoas ligadas a saúde do idoso e defensores da pessoa idosa; A Vereadora e Presidenta da Comissão Permanente de Defesa e Preservação dos Direitos da Pessoa idosa na Câmara de Seropédica Rose Alves, a Diretora de Vigilância em Saúde Carla Aparecida, a Diretora de áreas Programáticas Márcia Targueta, a coordenadora de Educação, Prevenção e Promoção à Saúde Laís Nunes, a professora Dra Lilian Borges e Tutora do subgrupo “cuidados com a Saúde Mental do PET Saúde (programa pelo trabalho para a saúde) desenvolvido na UFRRJ, aos alunos Petianos, a professora e Dra. Simone Tourino da Superintendência de Políticas para Pessoas idosas da Subsecretaria de promoção, garantia e defesa dos Direitos Humanos da Secretaria Estadual do Desenvolvimento social e Direitos humanos, que também é docente da UFRRJ e Tutora do PET Saúde, Carlos Eduardo do NEPEESS (núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação, Envelhecimento e Serviço Social, Gilcimar Soares Monsores supervisor da Divisão de Atenção Especial ao idoso, o Coral da melhor idade, o Maestro João Marcelo, Agentes Comunitários de saúde das 19 Estratégias de Saúde Familiar do nosso município, Representantes das Instituições de Longa Permanecia para Idosos, a Assistente Social Fátima Presidenta do conselho do idoso e Secretaria do Conselho de Portadores de necessidade Especial, e demais integrantes do Conselho do idoso.

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: