Fonte: Catraca Livre

Créditos: iStock/simarik A imunização protege contra os três sorotipos do vírus da gripe
Créditos: iStock/simarik
A imunização protege contra os três sorotipos do vírus da gripe

A partir de hoje, 5, a vacina contra gripe oferecida gratuitamente pelo governo está liberada para toda a população, mas não em todos estados. Cada secretaria de saúde tem autonomia para decidir se libera ampliação da imunização gratuita para a população local.
A vacinação protege contra os três sorotipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano: H1N1, H3N2 e Influenza B.
Liberaram a vacina: Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, Maranhão e Rondônia, além do Distrito Federal.
Já Alagoas, Amapá, Ceará, Pernambuco e São Paulo não irão liberar a imunização pelo Sistema Único de Saúde.
Ainda hoje deve haver definição sobre a liberação ou não da vacina para toda população nos estados do Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Tocantins, Minas Gerais e Paraíba como informa o G1.
O Ministério da Saúde decidiu estender a vacinação a toda população na última sexta-feira, 2, devido à baixa adesão do público-alvo inicial.
O ministro Ricardo Barros afirma que a campanha (que vai até essa sexta feira, 9) não será mais prorrogada, já que o inverno está próximo e a vacina tem que ser tomada o quanto antes para que tenha efeito.
“Ainda há um estoque de 10 milhões de doses. Até o momento, 76,7% do público-alvo foi vacinado. Em todo o país, apenas o Amapá atingiu a meta”, segundo o Portal da Saúde. A intenção é imunizar pelo menos 90% da população dos grupos de risco.

Faça o seu comentário