Prefeitura de Seropédica oferece vagas para crianças participarem do Projeto de Cinoterapia
30 de janeiro de 2024

A Secretaria de Segurança e Ordem Pública da Prefeitura de Seropédica, usa cão em projeto de Cinoterapia que ajuda no desenvolvimento social e intelectual de crianças

O Secretário de Segurança e Ordem Pública de Seropédica, Anderson Medeiros, anunciou recentemente, que fizeram uma parceria com a Secretaria de Segurança de Mangaratiba, para oferecer o Projeto de Cinoterapia para as crianças de Seropédica. As atividades são realizadas gratuitamente as terças-feiras com início às 9;00 horas, e as inscrições são feitas no mesmo local. 

O Secretário Anderson Medeiros destacou que este projeto conta com apoio do Prefeito Professor Lucas, e é usado para ajudar crianças no desenvolvimento intelectual, físico, social e psicomotor.  “O projeto é importante para que os menores desenvolvam capacidades funcionais necessárias para o desenvolvimento e, com isso, consigam assumir o máximo de independência possível para a inclusão social. O animal trás sentimentos que a gente não consegue filmar, por mais que seja uma cachorra treinada, ela consegue tirar coisas emocionais das crianças”, finalizou.

Os benefícios da cinoterapia ou terapia assistida por cães no tratamento de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), são muitos. O TEA é uma condição complexa que afeta o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação das crianças. Embora existam várias abordagens de tratamento, a cinoterapia envolve a interação supervisionada entre crianças autistas e cães especialmente treinados e tem ganhado destaque devido a relatos de melhoras significativas de crianças em terapia.

Em apenas três sessões, os pais já relatam resultados positivos. Na terapia, as crianças chegam, sentam-se em círculos com o cão, e iniciam o processo de terapia. Nesse momento, são trabalhados os aspectos cognitivos, sensoriais, linguísticos, de comunicação e sociais. As crianças não tinham interação em pares anteriormente, com outros coleguinhas, mas hoje já interagem”, explica uma mãe de uma criança assistida. 

Secretário de Segurança e Ordem Pública, Anderson Medeiros

 

 

 

 

 

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: