Prefeitura de Seropédica inicia ações de Prevenção contra o Vírus do HIV na Abertura do “Dezembro Vermelho”
1 de dezembro de 2023

Nesta sexta-feira (1º), comemora-se o Dia Mundial de Combate à Aids, data que marca a abertura do “Dezembro Vermelho” mês de conscientização e prevenção da doença, causada pelo vírus HIV e que ataca o sistema imunológico responsável pelas defesas do organismo.

A Estratégia Saúde da Família (ESF), Onofre Ferreira Mendes, no Bairro Boa Esperança, realizaram várias atividades, como a campanha de distribuição de preservativos, e palestra sobre Hiv/Aids, com a Assistente Social, Renata Elisa Severo. Durante a Palestra a funcionária do CRAS Denise Brasil deu orientações sobre o passe social.

O evento contou com a participação da Primeira-dama professora Isabel Ribeiro, que vem acompanhando as ações realizadas no município. “Durante o “Dezembro Vermelho”, serão realizadas diversas ações voltadas para as orientações acerca da prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, no município”, destaca Isabel Ribeiro.

O Secretário de Saúde Dr. Renê Vigné, falou a nossa reportagem, que essa iniciativa vem mostrar à população o que tem sido ofertado pela gestão em relação às infecções sexualmente transmissíveis (IST), para que fiquem sabendo que existem métodos de prevenção e tratamentos. “Este trabalho de prevenção do HIV será realizado por outros Postos de Saúde do município, todo o tratamento e medicação são oferecidos gratuitamente pelo SUS. As unidades de saúde também disponibilizam os principais métodos de prevenção, além dos preservativos”, disse o Secretário Renê Vigné.

A Estratégia Saúde da Família (ESF), Onofre Ferreira Mendes, da comunidade do Campinho de Areia é coordenada  pelas Enfermeiras, Gabriela Rossi e Dioreny França, onde são oferecidos os seguintes serviços; Planejamento Familiar – Pré Natal – Preventivo – Curativo – Puericultura – Pesagem do Bolsa Família – Visitas Domiciliares com Médico e Enfermeira – Vacinação – Aferição de PA e Hgt – Exame Laboratorial – Educação em Saúde – Teste Rápido de HIV, Sífilis, Hepatite b e Hepatite C, – Consulta Medica – Consulta Odontológica – Consulta Pediátrica e Consulta de Enfermagem.

Com Informações: Ana Paula Miranda

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: