Pedágio Volta a Assombrar Seropédica
15 de fevereiro de 2022

O Site Seropédica Online vem externar à população sua total indignação em relação à situação das praças de pedágio existentes no município de Seropédica.

Quando foi anunciado a instalação das Cabines de Cobrança de Pedágio na Rio São Paulo, em 1 de dezembro de 2003 a população de Seropédica tendo à frente o Comité Pedágio Não, iniciou uma batalha para evitar que o município tivesse dois pedágios, prejudicando o ir e vir dos munícipes.

Nota; (O pedágio na entrada de Seropédica já foi fechado em 1999, a pedido do Tribunal de Contas do Estado, mas uma liminar deu direito a continuidade da obra. A lei estadual 4044, do deputado Paulo Ramos, impedia a construção de pedágios dentro dos municípios do estado. Por isso, a procuradoria da ALERJ entrou com ação na Justiça Federal pedindo o embargo da obra em Seropédica).

Neste período foi criado o Comitê Pedágio Não, com o objetivo de negociar a retirada dos dois pedágios; um do Bairro São Miguel e outro na Estrada Rio São Paulo BR 465. Várias idas foram feitas a ANTT em Brasília pelo comitê, com o pedido de transferir os dois pedágios para a divisa de Seropédica e Paracambi na antiga balança. Acontece que nesta luta só conseguimos a gratuidade do passe livre dos moradores de Seropédica e Paracambi na praça de pedágio da Rio São Paulo.  “O pedágio vem prejudicando os moradores do município de Seropédica, cortando o município em três partes”.

O Comitê Pedágio Não era composto por: Vereador Valtinho do Frigodutra, Professor José Eloy Martins, Sindicalista Luiz da Silva Calderini, Advogada e Vereadora Maria Jose Sales Ferreira, Miguel Jorge Gomes de Oliveira, Vereador Zealdo Amaral, Luciano Henrique Pereira da Rede Construir, Ex Vereador de Itaguaí José Alfenas Veloso e Francisco de Roma.

Graças ao processo aberto em 2003 (2003.51.01.027234-2) iniciou-se uma batalha jurídica que terminou em 30 outubro de 2011, onde conforme a liminar aprovada pela justiça os moradores de Seropédica e Paracambi tiveram gratuidade no pedágio, e a empresa teve 20 dias para iniciar o cadastramento dos veículos de moradores emplacados fora do município. O cadastro será feito mediante apresentação do comprovante de residência. Já os veículos com placa do município tiveram acesso livre.

Agora o Pedágio volta a Assombrar os Moradores de Seropédica

Nesta terça-feira (15), o Prefeito Professor Lucas está de volta a Brasília tentando resolver está situação perante o Governo Federal. Ao mesmo tempo a Procuradoria Geral do Município ajuizou, a pedido do prefeito, Ação Civil Pública buscando garantir a manutenção da isenção de pedágio a todos moradores de Seropédica.

História mal contada

Em 7 de fevereiro de 2020 o Ministro de Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, esteve em Seropédica na UFRRJ para discutir e apresentar o projeto de concessão da Via Dutra (BR 116) Rio Santos (BR 101) e o Arco Metropolitano (BR 493). Na oportunidade foi feito o pedido para que o pedágio mudasse para balança depois do viaduto de acesso a Paracambi, para acabar de vez com a divisão do município pelo pedágio. Se ele tivesse escutado o pedido, hoje não estaríamos neste problema sério.

Prejuízo para os moradores

O Prejuízo que estes pedágios vem dando a população desde sua instalação em Seropédica é muito grande; Desvalorização dos imóveis, cobrança de pedágio para pessoas que usam veículos de outros locais para trabalhar, aumento do custo dos alimentos e passagem de ônibus, cobrança de pedágio para moradores de Seropédica que circulam pelo próprio município, isolamento dos bairros, São Miguel, Cabral, Santa Alice, Carretão, Nazaré, Coletivo e Jardim Maracanã.

As pessoas para serem atendidas nos órgãos de Saúde do município, vão precisar pagar pedágio, como pode isso? 

Uma covardia que a concessionária vem fazendo aos munícipes, dividindo o município em três partes, prejudicando as empresas geradoras de emprego e renda, podendo algumas das empresas fecharem suas portas, gerando desemprego. 

Nesta quarta-feira daremos mais notícias a população, estamos aguardando o resultado das ações realizadas pelo Prefeito Professor Lucas.

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: