Paroquia Nossa Senhora das Graças realiza celebração do Lava Pés nesta quinta-feira Santa
15 de abril de 2022

Em Santa Missa realizada nesta Quinta-feira Santa, na Paroquia Nossa Senhora das Graças, o Padre Paulo Sergio, lembra aos fiéis que hoje marca o início do Tríduo Pascal, onde somos convidados a viver de maneira mais intensa os momentos importantes da vida de Jesus, até a sua Ressurreição. “Hoje celebramos dois sacramentos que foram instituídos pelas palavras de Jesus na Última Ceia, o sacramento da Eucaristia e o da Ordem”.

Em sua homilia o Padre Paulo Sergio fala que missa do lava-pés é um momento importante dentro desse ciclo que estamos vivendo da Semana Santa. “Nós vemos Jesus reunir seus discípulos para fazer a última Ceia com eles e com isso Ele institui o Sacerdócio e a Eucaristia. Jesus está se dando a nós como alimento, então nós precisamos perceber o quanto a Eucaristia é sinal desse amor de Deus por nós”.

A Eucaristia é o momento em que os fiéis recebem e consomem a hóstia consagrada. Já o Sacerdócio é o que hoje temos por Sacramento da Ordem, o momento em que Jesus prepara os apóstolos para a Eucaristia e para seguir uma missão: “Façam isto em memória de mim”.

O Tríduo Pascal relembra os três momentos mais importantes da Páscoa: a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Cristo.

“Não bastou que nascesse, que viesse ficar conosco, que sofresse por nós, que morresse e ressuscitasse. Ele quis permanecer entre nós e a Eucaristia é um sinal dessa permanência de Cristo conosco”.

O Padre Paulo Sergio lembra também da lição de humildade que Jesus nos deixa com o ato de lavar os pés de seus apóstolos: “Nesta celebração nós aprendemos a humildade. O Senhor lava os pés dos seus discípulos para nos dar o exemplo; e institui o mandamento do amor: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei, nisto vocês serão conhecidos como meus discípulos”.

Após a Homilia o Padre Paulo Sergio realiza o Rito do Lava-Pés em 12 fieis, lembrando os 12 Apóstolos de Jesus; (o rito do Lava-pés, lembrando Cristo, que antes de realizar a última ceia com os seus discípulos, lavou os pés deles, numa demonstração de humildade e disponibilidade para servir aos outros).

Logo a seguir foi realizado uma pequena procissão com o Translado do Santíssimo Sacramento e sua adoração.

 

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: