Objeto vindo do espaço fez com que questões sobre a origem do universo sejam levantadas
12 de janeiro de 2018

Rocha foi encontrada no deserto do Saara, mas os elementos que fazer parte da sua composição não são encontrados em lugar nenhum do planeta.

Uma rocha chamada de Hypatia, encontrada no deserto do Saara em 1996, ainda é um mistério para os cientistas. Estudos sobre o material, revelaram que os elementos que compõem o mesmo, não podem ser encontrados em nenhum lugar da Terra, e até mesmo em qualquer parte do Sistema Solar.

De acordo com a pesquisa realizada, a rocha é composta por minerais que não pertencem a nenhum meteorito ou cometa já encontrado. O que leva a crer que os elementos encontrados dentro dela não existem em nenhum lugar que o Homem conheça.

Descoberta em 1996, apenas em 2013 os investigadores da Universidade de Johannesburgo (África do Sul) conseguiram confirmar que a origem da Hypatia é extraterrestre, tornado o objeto algo único na Terra.
Para descobrirem mais sobre a rocha misteriosa, os cientistas analisaram sua composição química, concluindo que a mesma não possui um material conhecido como silicato, algo que geralmente é encontrado em objetos espaciais que se movem dentro do Sistema Solar.

No relatório da pesquisa, o investigador principal, Jan Kramers, destacou que a pedra rompe todas as teorias acerca de objetos espaciais.. “Nos meteoritos do tipo condrito, observa-se uma pequena quantidade de carbono e considerável quantidade de silício. Mas a Hypatia tem uma enorme quantidade de carbono e uma quantidade excepcionalmente pequena de silício”, ele ainda explica que a Hypatia se formou em um ambiente extremamente frio.

O carbono ou hidrocarboneto policíclico presentes na Hypatia, são elementos principais que compõem a poeira interestelar, acreditando até que existam antes mesmos da formação do nosso Sistema Solar. Por este motivo o último estudo sobre a composição química da pedra poderá dar um novo impulso para que os cientistas reconsiderem a formação do Universo.