O RJPET em parceria com a Prefeitura de Seropédica está realizando 200 Castrações por dia
21 de julho de 2023

O governo do estado do Rio de Janeiro lançou o projeto RJPET para castrar animais abandonados ou cuidados por protetores ou abrigos.

Nesta sexta-feira (21), foi realizado 200 castrações entre Gatos e Cachorros pelas equipes do RJPET em parceria com a Prefeitura de Seropédica.

O horário de funcionamento dos ônibus castramóveis do RJPET é das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Os agendamentos devem ser realizados exclusivamente pelo site: rjpet.com.br. Os protetores podem agendar até oito castrações mensais; os tutores, um animal por mês.

O ônibus do RJPET vai ficar no local por mais duas semanas e depois seguem para outro local do Rio de Janeiro. 

O serviço é oferecido a tutores de qualquer região do estado, basta realizar o agendamento pelo site do programa: rjpet.com.br. Os protetores podem agendar até oito castrações mensais e tutores, um animal por mês. O Castramóvel conta em média com uma equipe de 25 profissionais, entre veterinários, técnicos e auxiliares, atuando desde a castração até a devolução do animal para o tutor. Todo o procedimento leva no mínimo 45 minutos. O horário de funcionamento é o mesmo para todos os castramóveis, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados).

Importância da castração

De acordo com o veterinário do RJPET Samuel Lima Pereira Figueira, uma gata não castrada pode gerar um número estimado de 12 filhotes por ano, considerando duas crias em 12 meses, com uma média de dois a seis filhotes por gestação. Ao longo de três anos, por exemplo, esse número cresceria para 1.728 gatos nas ruas. Já no caso das cadelas, segundo o veterinário, é possível estimar um número de oito filhotes por ano, considerando que a fêmea entra no cio a cada seis meses.

– O procedimento reduz também os riscos de esses animais apresentarem doenças reprodutivas. No caso das fêmeas (cadelas e gatas), evitamos infecção do útero (piometra), gravidez psicológica, tumores de mama, estresse durante o cio. Já nos machos, diminuímos as possibilidades de apresentarem tumores de testículos e próstata, doenças sexualmente transmissíveis, fugas, agressividade e marcação de território – esclarece o veterinário Samuel.

O evento contou com apoio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública SEMOP

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: