Nova Iguaçu é a grande sensação do Campeonato Carioca, o time venceu o Vasco em duas oportunidades. Além disso, mostrou um futebol ofensivo mesmo com o orçamento baixo, os bons resultados proporcionaram a chance de quebrar um tabu que perdura desde 1966.

Tite e Matheus conversando em duelo do Campeonato Carioca entre Flamengo vs Fluminense
 Foto: Wagner Meier/Getty Images)
© Getty ImagesTite e Matheus conversando em duelo do Campeonato Carioca entre Flamengo vs Fluminense Foto: Wagner Meier/Getty Images)

A equipe pode repetir o feito do Bangu em 1966, quando venceu o Flamengo pelo Campeonato Estadual. Na ocasião, o time da Capital do Rio de Janeiro conquistou o último título de um time de menor expressão na liga regional.

A partir de 1967, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco alteram as taças, ratificando a hegemonia dos grandes clubes. Vale lembrar que as equipes de menor expressão chegaram às finais do Cariocão.

A última equipe que repetiu o feito do Nova Iguaçu foi o Madureira em 2006. Mas foi superado em dois jogos pela equipe do Botafogo, que participou de diversas finais entre o no início dos anos 2000 e início da década passada.

Times pequenos que já venceram o Campeonato Carioca

O time do Nova Iguaçu pode entrar em um grupo seleto de apenas 4 times que venceram o Campeonato Carioca. Segundo apuração do GOAL BR, apenas América, Bangu, São Cristóvão e Paissandu venceram o torneio.

Por outro lado, a última vez que dois times pequenos foram para a final do Carioca em anos consecutivos foi em 2005 e 2006, quando Volta Redonda e Madureira foram vice-campeões, respectivamente. Desde lá os quatro grandes têm alternado vaga nas grandes finais.

Outro fato relevante que o Nova Iguaçu alcançou foi o aproveitamento de times pequenos que foram para a grande final de um Campeonato Estadual. Visto que Água Santa vice-campeão do Paulista e Novo Hamburgo Campeão Gaúcho contra o Inter tiveram um aproveitamento acima de 60%.

A equipe da Baixada Fluminense tem um desempenho superior com 71% de aproveitamento no Campeonato Carioca antes da grande final deste domingo. Mostrando que a equipe do Estado do Rio de Janeiro já conquistou um feito histórico.

Flamengo e Nova Iguaçu fazem a final em momentos distintos

Enquanto o Nova Iguaçu faz a primeira final regional da história, a equipe do Flamengo está indo para 6⁠ª final seguida do Campeonato Estadual. Vale lembrar que o elenco rubro-negro frequenta a grande final desde 2019.

A equipe da Gávea é franca favorita para conquistar a taça, diante do Nova Iguaçu. Contudo, a equipe adversária perdeu apenas para o Fluminense no na fase inicial do Cariocão e empatou com os outros grandes, superando o Vasco em duas ocasiões.

As finais do Campeonato Carioca começam dia 30/04 quando as duas equipes medem forças no Maracanã. Entretanto, a outra final acontece no dia 7/4 onde será decidido o novo Campeão desta edição da liga estadual.

Por fim, enquanto Flamengo busca o 38° título estadual, a equipe Laranjinha busca o Campeonato mais relevante da história do clube. Com uma folha salarial inferior a R$ 200 mil por mês, a equipe de Yago e Carlinhos buscam surpreender o rubro-negro