No dia 8 de Dezembro é Comemorado Dia da Imaculada Conceição no Jardim Maracanã em Seropédica
7 de dezembro de 2023

A Comunidade da Imaculada Conceição no bairro Jardim Maracanã em Seropédica, irá comemorar o Dia de sua Padroeira, nesta sexta-feira (8), com procissão.

Como acontece anualmente a procissão vai sair Praça principal em direção a Igreja Imaculada Conceição as 18:30 horas, com início da Santa Missa Festiva as 19 horas.

O dia 8 de dezembro é uma data de notável importância, principalmente para os católicos, quando é celebrada Nossa Senhora da Conceição, inscrita no calendário litúrgico em 1477, pelo Papa Sisto IV.

Quatro séculos depois, em 8 de dezembro de 1854, a Imaculada Conceição da Virgem Maria foi declarada como dogma católico pelo Papa Pio IX e tornou-se padroeira de países como Estados Unidos, França e Portugal.

Discussões à parte, a Igreja admite que Maria foi preservada do pecado por Deus e concebeu (concepção) sem macula, dogma que muito contribuiu para a valorização do culto mariano.

Esta devoção chegou ao Brasil através de Portugal, onde Nossa Senhora da Conceição era venerada e associada à própria história lusa, como numa famosa  missa em ação de graças, realizada em Lisboa no início do século XII, promovida por D. Afonso Henriques, para agradecer a conquista da cidade aos mouros.  Em 1385, após a vitória contra os castelhanos na Batalha de Aljubarrota, o futuro São Nuno de Santa Maria construiu um templo em Vila Viçosa, consagrado a Nossa Senhora da Conceição, onde foi entronizada uma imagem encomendada da Inglaterra.

No século XVII, após a Restauração Portuguesa, D. João IV proclamou Nossa Senhora como Rainha e Padroeira de Portugal e de todos seus territórios, o que incluía a colônia brasileira.

História da Igreja Imaculada Conceição do Jardim Maracanã em Seropédica, antiga Vila do Bananal

Estas fotos são inéditas e foram produzidas, provavelmente, por volta de 1960 e mostram as ruínas da Igreja Nossa Senhora da Conceição do Bananal. A Igreja foi a primeira de Seropédica, inicialmente em 1817 foi erguida como uma capela em terreno doado por Francisco do Amor Divino e Maria Rosa do Nascimento Pereira de Souza. Também foram doados terrenos para a construção de um cemitério e de um logradouro público. Em 1871, o governo da Província do Rio de Janeiro liberou recursos para a reforma da Matriz do Bananal. A antiga capela deu lugar a uma igreja, construída toda em pedra e cal, com paredes de 60 centímetros de largura e torre sineira com 15 metros de altura.

 

Quando já centenária, em 1962, a igreja havia sido abandonada e encontrava-se em ruínas (fotos abaixo) foi demolida e sobre a sapata da sacristia foi erguida a pequena capela do Jardim Maracanã. Ainda hoje se pode ver as pedras de suas fundações, dando uma ideia de sua grandiosidade há mais de 30 anos.

Segundo o pesquisador Claudio Marchiori, o Bananal teve grande importância durante o Império e teria sido a sede do Curato (1846) depois da Freguesia (1851). Mas, em 1924, a sede do distrito passa a ser na Fazenda Patioba (onde está instalada hoje a Escolinha do IZ) mais próxima à futura Estrada Rio- São Paulo que estava em construção. Em 1926, o Distrito de Bananal passa a ser denominado Seropédica.

Em 1928 é inaugurada a Estrada Rio-São Paulo e o crescimento da cidade se dá ao longo dela.  O pesquisador acredita que com o novo local da sede, o povoado do Bananal (hoje Jardim Maracanã) teria abandonado o local, o que justificaria também o abandono da igreja e do cemitério.  Na década de 60, o Jardim Maracanã voltaria a ser habitado.  

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: