Missa comemora os 6 anos de Sacerdócio do Padre Jefferson em Seropédica
19 de março de 2017

 

Foi realizado na Paroquia Maria Mãe da Igreja, Comunidade São José, Missa do 3º Domingo da Quaresma pelo Padre Jefferson Silva Oliveira. A Missa neste domingo marca a data religiosa que celebra a figura do “Pai Terreno” de Jesus Cristo e esposo de Maria, Mãe de Cristo: José de Nazaré ou José, o Carpinteiro.

Em sua homilia o Padre Jefferson fala sobre Jesus quando encontra uma mulher em frente de um poço quase sem agua: Jesus, cansado, sentou-se junto ao poço de Sicar e pede de beber à mulher samaritana. São dois sedentos: Jesus tem sede de almas e a mulher tem sede da água do poço!


“Vocês vem à Igreja todos os domingos, cansados e sedentos, mas qual é a sede de vocês?” Tem sede de Deus ou procura a paz de consciência cumprindo o dever da assistência dominical da Missa? Veja bem, Jesus grita: “Quem tem sede, venha a mim e beba, pois, do íntimo de seu coração brotará uma fonte de água viva!”. Jesus não é um pacificador de consciências por dever cumprido! Ele é fonte de água viva, Ele dá o Espírito Santo que transforma nossa vida carnal em divina!

O Padre Jefferson continuando sua homilia disse:  “O Povo de Israel caminha pelo deserto à procura da Terra Prometida, mas é um povo de cabeça dura! Murmura por causa das dificuldades e deseja retornar para o Egito, terra da escravidão. Não quer a liberdade difícil e prefere a escravidão sofrida!” Deus não quer um “povo obediente”, cumpridor de deveres; Ele quer um “povo renovado” e de coração repleto de amor divino derramado sobre ele pelo Espírito Santo.

Jesus senta junto ao poço de Sicar, na Samaria, cansado e sedento de almas! Pediu de beber à samaritana, mas Ele deu água viva para ela, pois descobriu quem lhe podia fazê-la feliz.

O caminho da santidade é muito exigente. Não é suficiente sair do Egito; é necessário fazer o caminho do deserto até chegar à Terra Prometida! Deus levou o Povo de Israel para o deserto para discipliná-lo, treiná-lo para a conquista da Terra Prometida. Um povo sem fé e acomodado, jamais será feliz. Cristão que deseja a felicidade tem que tomar a cruz às costas e segui-la! Disse Ele: “Quem deseja ser meu discípulo, tome sua cruz todos os dias e me siga!  Quem não tomar sua cruz cotidiana, não pode ser meu discípulo!”

As dificuldades sofridas no caminho do deserto fez o Povo de Israel preferir a escravidão do Egito, onde comiam pão e carnes em abundância. Seguir Jesus é exigente, mas preferir os prazeres deste mundo pecador, esquecendo ou desconhecendo as promessas divinas, é loucura! Devemos pensar alto e pensar para frente!

A mulher samaritana é um símbolo da humanidade sedenta da verdade e do verdadeiro amor. Sedenta mas andou por caminho errados! Que significam os cinco maridos a quem se entregou (ou nós entregamos)? São caminhos fáceis, errados e frustrantes! O dinheiro, o sexo, o poder e o orgulho são frustrantes e acabam logo. Na morte tudo termina menos a vida, pois Deus nos fez para a eternidade! Com a morte podem sobrar as trevas, a sede de amor sabendo que a fonte secou para sempre!

“A esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo. Deus nos ama e a prova disso é Cruz de Jesus! A promessa da Terra Prometida está de pé, mas é preciso atravessar o deserto a pé e sofrendo a sede, a fome e os perigos das serpentes. Vamos caminhar até atravessar o Rio Jordão” Destaca Padre Jefferson.

Ao final da Santa Missa, o Padre Jefferson foi homenageado pelos membros da Igreja pelo belo trabalho frente a Paroquia Maria Mãe da igreja.

Em entrevista ao Seropédica Online, o Padre Jefferson fala sobre sua trajetória sacerdotal: “Fui ordenado Padre no dia 19 de Março de 2011, na Igreja São José Operário no Village, Paroquia Santíssima Trindade em Angra dos Reis, onde trabalhava junto com o Padre Gilberto. Fui Vigário lá por alguns anos, depois fui trabalhar no Seminário em Itaguaí, na formação dos novos Padres. Logo em seguida recebi o pedido do Bispo Dom José Ubiratan para trabalhar na Paroquia Maria Mãe da Igreja, onde estou até hoje”.

O Padre Jefferson ainda disse: “Estou muito feliz por Deus consentir essa graça do Ministério Sacerdotal, que é um presente, um dom para mim mesmo e para toda Igreja, estou muito feliz pelo trabalho aqui na Paroquia, ao longo desses anos e, venho percebendo que gradativamente o crescimento da Paroquia, nas diversas ações dos Ministérios, nas atividades, com isso nos dá bastante felicidade, por saber que o trabalho está sendo realizado, estamos concretizando, estamos crescendo, nós pedimos a Deus, a Virgem Maria a São José, que possa nos acompanhar, nos fortalecer, possa nos ajudar nesta tarefa, de continuarmos caminhando, levando a Igreja de Jesus a frente e, que nós tenhamos luz, que possamos ajudar a tantos irmãos e irmãs que nos solicitam e bebem de nosso ministério” Comemora Padre Jefferson.