Mangaratiba, uma das Cidades Litorâneas mais lindas do Brasil (Vídeo)
31 de janeiro de 2022

A TV Jaguanum tem mostrado através de suas lentes as belezas da Costa Verde do Rio de Janeiro, mantendo viva suas histórias e as belezas naturais. 

A colonização de todo o território brasileiro começou em 1534, com o estabelecimento do sistema de capitanias hereditárias. Mangaratiba fazia parte da capitania de São Vicente. Sendo assim, suas terras tiveram como primeiro proprietário, Martim Afonso de Souza.

Mangaratiba e proveniente da junção de duas palavras de origem indígena (“mangara” – ponta da banana e “tiba” – local onde existe abundância). 

Os primeiros colonizadores quase nada conseguiram fazer, pois viviam sob a constante ameaça dos índios Tamoios. Em 1616, Martim Afonso aportou na Ilha de Marambaia, com um grupo de índios Tupiniquins catequizados, fundando um povoado na praia de São Brás, em Ingaíba.

Em 1688, devido a fortes ressacas e inundações na área do Ingaíba, a população decidiu transferir o povoado para o Sítio onde ficava o antigo cemitério, e ali ergueram uma capela em louvor a Nossa Senhora da Guia.

O café que vinha do Vale do Paraíba e com a cultura do café na região em expansão, a cidade tornou-se porto exportador do produto. Devido ao aumento da produção, foi necessária a abertura da primeira estrada de rodagem do país, ligando Mangaratiba a Rio Claro via Serra do Mar, utilizada pelo Imperador D. Pedro II com a denominação de “Estrada Imperial” – Hoje ainda estão visíveis seus marcos milhas de engenharia, ruínas de velhos casarões, pontes romanas, bebedouros, acompanhada de belas cachoeiras e mirantes naturais, muito procurada para eco-turismo. 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: