Governo do Estado promove fórum de gestão pública com 60 prefeitos fluminenses
26 de junho de 2021

Encontro em Miguel Pereira incluiu debate sobre enfrentamento à Covid-19

Estreitando ainda mais os laços com as cidades do interior do Rio de Janeiro, o Governo do Estado promoveu, neste sábado (26/06), em Miguel Pereira, no Sul Fluminense, um fórum que reuniu 60 prefeitos de municípios fluminenses. Com a participação do governador Cláudio Castro e de parte do seu secretariado e alguns parlamentares fluminenses, o encontro discutiu temas como investimentos, desenvolvimento econômico e projetos sociais no estado.
 
– O fórum de hoje é uma oportunidade para o diálogo e para entender o que aconteceu nos últimos tempos, não só com a pandemia, mas também com nosso estado. O secretariado está aqui para conversar e entender o que podem fazer para cada município. Não adianta ter dinheiro e não ter projetos. Trabalhando juntos, conseguiremos desenvolver o Rio de Janeiro ainda mais – afirmou Castro.
 
O governador analisou que o diálogo permanente com o governo federal e as prefeituras, somado à adesão ao novo Regime de Recuperação Fiscal e à realização da maior concessão dos serviços de saneamento da América Latina, estão abrindo caminho para investimentos em infraestrutura, com foco no crescimento.
 
Investimentos em Miguel Pereira
 
Sede do fórum, Miguel Pereira estava no bloco 2 do leilão dos serviços da Cedae, arrematado pela Iguá Saneamento. Estudos feitos para o edital apontam que a cobertura de esgoto vai chegar a 90%, enquanto a de água alcançará os 99%.
 
Além da expansão da concessão de saneamento, o município receberá R$ 189 milhões em investimentos feitos pela concessionária ao longo de 35 anos. Ainda este ano serão pagos 65% da outorga fixa de mais de R$ 26 milhões.
 
Alguns investimentos já foram anunciados para Miguel Pereira, como a construção de novas Estações de Tratamento de Esgoto em Javary e Conrado, expansão e melhorias nas de Fragoso e Cardoso, um plano de ação para cadastro na tarifa social e campanha de educação ambiental.
 
– Não existe prefeito sem governador, nem governador sem prefeitos. O fórum de hoje é uma ótima oportunidade para estabelecer um diálogo ainda maior, permitindo que cada município apresente suas propostas ao secretariado e se façam entender sobre o que é necessário – disse o prefeito de Miguel Pereira, André Português.
 
Enfrentamento à Covid-19
 
Durante o encontro, também foi promovido um debate sobre as medidas de combate à pandemia da Covid-19 no Rio de Janeiro. Por meio da Secretaria de Saúde, o Governo do Estado já distribuiu mais de 55 milhões de vacinas para os municípios fluminenses. Os carregamentos com as doses saem em até 24 horas após chegarem na capital e são entregues para todas as 92 cidades, de maneira proporcional.
 
– Vivemos uma das maiores crises sanitárias da história. O governo e todas as prefeituras tiveram que se organizar e aprender a lidar com ela. Agora estamos nos recuperando da terceira onda, precisamos seguir vacinando para que até outubro todos os maiores de 18 anos tenham tomado pelo menos uma dose – ressaltou o secretário de Saúde, Alexandre Chieppe.
 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: