Força Espacial americana detecta novo objeto desconhecido próximo a um satélite chinês

0
58

A Força Espacial dos Estados Unidos detectou um objeto misterioso orbitando em paralelo em relação ao novo satélite espacial Shijian-21, lançado pela China. A informação foi revelada pela organização por meio de um relatório divulgado ao portal de notícias SpaceNews.

O objeto desconhecido parece estar se movendo por conta própria, como revelado pela Força Espacial, que também afirmou não saber do que se trata, entretanto, formulou várias teorias sobre o que pode ser o novo objeto, desde um dispositivo para a eliminação de lixo espacial até um equipamento destinado a experimentos para uma possível guerra espacial.

O satélite chinês Shijian-21 foi lançado ao espaço no topo de um foguete em 23 de outubro deste ano. Nesta data, a agência de notícias estatal chinesa Xinhua disse que a espaçonave havia adentrado a órbita com sucesso e seria usada para testar novas tecnologias de destruição de lixo espacial.

Entretanto, a Força Espacial afirmou, em seu recente comunicado, que é possível que o objeto lançado pela China possua outros objetivos: “Não há muito a analisar neste anúncio que tenha relevância para o objeto recém-detectado, mas a China geralmente não é muito aberta sobre seus assuntos relacionados ao espaço”.

O novo objeto foi visto pela primeira vez na última quarta-feira, 3 de novembro, e os militares dos Estados Unidos começaram a monitorar o dispositivo não identificado desde então, dando a ele o nome de 2021-094C.

Os funcionários da Força Espacial americana associaram o novo objeto a um possível motor de apogeu, um equipamento que normalmente é usado para levar cargas até a órbita e, ao final de sua missão, é descartado.

Dessa forma, eles acabam se juntando a outros equipamentos inutilizáveis que são considerados parte do lixo espacial que orbita o planeta Terra.

No entanto, esta é apenas uma teoria formulada pela equipe de funcionários da organização, que não confirmou se tratar de um motor de apogeu.

Segundo outra teoria elaborada pela Força Espacial dos Estados Unidos, o objeto pode ser um equipamento lançado por algum país para testar possíveis estratégias para eventuais conflitos espaciais que ocorrerem no futuro. Dessa forma, este objeto desconhecido pode ser usado para testar diversas operações na órbita terrestre.

Entretanto, a organização não entrou em consenso sobre o que pode ser o objeto recém-descoberto e continuará analisando e monitorando o equipamento durante o futuro.

Fonte: Defesa