Facerj divide Rio em áreas para fomentar comércio
25 de fevereiro de 2024

Na pauta do encontro, a elaboração de um “workshop azul” e a criação das vice-presidências regionais da Facerj, divididas em seis ‘braços’.

A manhã da última quarta-feira (21) foi de articulações para melhor atender os municípios do estado do Rio, com a integração de empresas. Esse é o objetivo de Robson Carneiro, presidente do Sebrae Rio e também presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (Facerj), que se reuniu com representantes de cidades fluminenses na sede do Sebrae, na capital fluminense.

Facerj divide Rio em áreas para fomentar comércio
Representantes de cidades se reuniram com diretores do Sebrae e Facerj

Na pauta do encontro, a elaboração de um “workshop azul” e a criação das vice-presidências regionais da Facerj, divididas em seis ‘braços’. A divisão por áreas fomentará o comércio local, com a parceria das associações comerciais. “É um novo futuro. Tudo muito dinâmico. Aqui estamos para ajudar e integrar a cadeia empresarial do estado do Rio”, explica Carneiro.

As cadeias de integração entre Facerj/Sebrae, que terão sob seu ‘chapéu’ diversos municípios, foram divididas da seguinte forma:

  • Região Centro Sul: representada por Matheus Gattás (vice-presidente da Facerj e presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa) e Bruno Paciello (presidente da Companhia de Desenvolvimento de Barra Mansa).
  • Baixada Fluminense: o empresário de Magé, Tito Nalin
  • Região Serrana: Júlio Cordeiro
  • Região Leste Fluminense: Igor Baldez, subsecretário de Desenvolvimento Econômico de Niterói
  • Região Norte: Marco Navega, presidente do Conselho Regional de Turismo da Costa do Sol do Estado do RJ (Condetur)
  • Região Noroeste: Edmilson

O subsecretário de Desenvolvimento Econômico de Niterói, Igor Baldez, fez uma breve apresentação do sucesso como resultado da integração entre o Sebrae e as associações comerciais de Jurujuba.

“Em quatro meses colocamos o projeto de pé. Nosso modelo será Jurujuba, onde integramos o comércio das artesãs, cervejarias,  polo gastronômico, esporte aquático e o Parque do Morcego. Contemplamos também o trabalho informal, ambulantes. Ele deixa de ser informal com a Casa do Empreendedor. Cada região será trabalhada de acordo com suas características”, conta.

“Nessa reunião vamos definir os próximos passos. Acredito que estaremos preparados até o fim do primeiro semestre desse ano”, completa Baldez, que destaca que os empresários devem procurar o representante da Facerj no seu município.

Para Matheus Gattás, vice-presidente da Facerj, essa iniciativa vai lançar oportunidades para as áreas: “ Mais de setenta por cento é de microempreendedores em Barra Mansa. Como resultado teremos investimentos para as empresas locais.”, pontua.

Fonte: Diário Comercial

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: