Paroquia Nossa Senhora das Graças de Seropédica Comemora Aniversário do Padre Paulo Sergio
25 de fevereiro de 2024

Santa Missa do 2º Domingo da Quaresma Celebrado pelo Padre Paulo Sergio da Paroquia Nossa Senhora das Graças no Morro do Cruzeiro em Seropédica.

Um dos momentos mais especiais durante a Santa Missa é a leitura do Evangelho. O momento permite a reflexão da Palavra de Deus e acalenta o coração de quem acompanha a celebração. 

A primeira Leitura de Gênesis Deus pôs Abraão à prova. Chamando-o, disse: “Abraão!” E ele respondeu: “Aqui estou”. E Deus disse: “Toma teu filho único, Isaac, a quem tanto amas, dirige-te à terra de Moriá e oferece-o aí em holocausto sobre um monte que eu te indicar”.  Chegados ao lugar indicado por Deus, Abraão ergueu um altar, colocou a lenha em cima, amarrou o filho e o pôs sobre a lenha em cima do altar. Depois, estendeu a mão, empunhando a faca para sacrificar o filho. E eis que o anjo do Senhor gritou do céu, dizendo: “Abraão! Abraão!” Ele respondeu: “Aqui estou”. E o anjo lhe disse: “Não estendas a mão contra teu filho e não lhe faças nenhum mal! Agora sei que temes a Deus, pois não me recusaste teu filho único”. Abraão, erguendo os olhos, viu um carneiro preso num espinheiro pelos chifres; foi buscá-lo e ofereceu-o em holocausto no lugar do seu filho.

O anjo do Senhor chamou Abraão, pela segunda vez, do céu, e lhe disse: “Juro por mim mesmo – oráculo do Senhor –, uma vez que agiste deste modo e não me recusaste teu filho único, eu te abençoarei e tornarei tão numerosa tua descendência como as estrelas do céu e como as areias da praia do mar. Teus descendentes conquistarão as cidades dos inimigos. Por tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra, porque me obedeceste”.

Durante a Homilia o Padre Paulo Sergio fala sobre a transfiguração de Jesus Cristo para os Apostolos;

Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles.  Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar. Apareceram-lhe Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus.  Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”.  Pedro não sabia o que dizer, pois estavam todos com muito medo. Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!” E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles. Ao descerem da montanha, Jesus ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos. Eles observaram essa ordem, mas comentavam entre si o que queria dizer “ressuscitar dos mortos”.

“Os três discípulos, testemunhas da transfiguração, com sua atitude inicial, demonstram não ter muita vontade de descer e enfrentar o mundo e seus os problemas. Eles representam todos os que vivem de olhos voltados ao céu, querendo fugir da responsabilidade da missão de renovar e transformar o mundo. Todavia, para permanecer no céu será preciso primeiro transfigurar o mundo com a vivência do Evangelho. A transfiguração é o prenúncio da Ressurreição. Somente quem percorre todo o caminho da existência ao lado de Jesus haverá de partilhar com Ele a glória da Ressurreição. Sendo a quaresma tempo de conversão, de transformação, de renovação, o que preciso “transfigurar” no meu modo de pensar e agir, na minha existência integral, para me tornar um verdadeiro discípulo missionário?  Nossa missão é, portanto, regressar ao convívio com a comunidade depois de fazer a experiência do encontro com Jesus e se manter fiel ao chamado de Deus Pai que nos recomenda insistentemente: Este é o meu Filho amado. Escutai o que Ele diz!”

Após a Santa Missa, os membros da Legião de Maria, homenagearam o Padre Paulo Sergio, com um presente e cantaram parabéns. Também cantaram Parabéns pelo aniversário da Catequista Dinalia e o Vocalista João. Foi ofertado a todos um pedaço de bolo de maracujá.

Pequena História do Padre Paulo Sergio

Nascido em 22 de fevereiro de 1960, o Padre Paulo Sergio, coordena a Paróquia Nossa senhora das Graças em Seropédica à 20 anos, são 39 anos de sacerdócio, uma vida dedicada ao Reino de Deus. Foi ordenado Padre, em 24 de novembro de 1985, iniciou-se na Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, no Município de Paraty, onde dedicou-se principalmente ao ensino religioso, e ao trabalho Pastoral junto aos pescadores e lavradores do município.

Em dezembro de 1987, foi nomeado Pároco da Paroquia Santa Teresinha de Piranema em Seropédica. Neste período fundou a Comunidade do Bairro Boa Fé. Reabre a Comunidade Nossa Senhora Aparecida no Bairro Campo Lindo no Km 39. Constrói a Igreja de São José no Bairro Jardins no km 41, e a Casa Paroquial no Km 42, na Igreja de São Jorge, onde organizou Conselhos Comunitários na Paróquia. Nesta época também fez um curso de acompanhamento vocacional na CNBB em Brasília, assumindo a coordenação Diocesana da Pastoral Vocacional e é eleito membro e secretário do conselho presbiteral.

Em abril de 1991, Padre Paulo Sergio a pedido do Bispo Dom Vital Wilderink, deixa a Paroquia de Piranema e inicia uma nova missão em Itaguaí: organizar uma nova paroquia na parte periférica do município. Inicialmente mora no Bairro do Engenho, construindo uma casa e uma Capela no Bairro Brisamar. No dia 15 de fevereiro de 1993 se muda para Brisamar e começa a nova Paroquia de São Francisco de Assis.

Brisamar era um bairro carente, onde tinha tudo por fazer. A resposta Pastoral do Padre Paulo Sergio foi fazer com coragem e alegria aquilo que se apresentava para ser feito. Dentre seus trabalhos mais marcantes nesta comunidade paroquial, podemos destacar as visitas aos doentes e as famílias, a organização das pastorais, a formação dos grupos de reflexão por ruas, a distribuição de alimentos para famílias extremamente pobres e a construção da Igreja de São Francisco de Assis, onde até trabalhou na obra.

Em 1995, concluiu o curso de Mestrado em Direito Canônico no Instituto Superior de Direito Canônico da Arquidiocese do Rio de Janeiro e inicia todo um trabalho na Diocese de Itaguaí de Assessoria Canônica, especialmente na área do direito matrimonial. Visita várias paroquias fazendo palestras sobre o tema, orienta casais, faz instruções de processo de nulidade matrimonial. Nesta época também assume como Diretor Diocesano do Apostolado da Oração e da Legião de Maria. Nestes movimentos da igreja fundou vários grupos, reuniu outros, pregou em diversos retiros, organizou encontros.

Em 1998 e 1999 foi Vigário Geral da Diocese de Itaguaí, período da Vacância Episcopal.

No ano 2000 junto com a comunidade paroquial do Brisamar termina de construir e inaugura a Igreja matriz de São Francisco de Assis.

Em 2001 foi aprovado para o curso de Mestrado em Teologia pela PUC-RJ. Em março de 2003 defende a dissertação “Anacronismo e Enculturação: analise de algumas experiências pastorais em centros de cidades” recebe o Título de Mestre em Teologia pela PUC-RJ.

Atualmente é Pároco da Paroquia Nossa Senhora das Graças, onde está à 20 anos, e coordena a Pastoral Universitária. Nesta Pastoral assessora o grupo de professores universitários Católicos da UFRRJ. E junto aos universitários promove encontros de formação e oração, organiza eventos e atividades culturais e educativas. Atende os alunos para aconselhamento e confissão, coordena projetos de estágio nas áreas de extensão rural e educacional.

Em toda caminhada cheia de desafios pastorais, o Padre Paulo Sergio sempre nos diz que: “O que me sustenta e a espiritualidade. Uma espiritualidade centrada no Cristo Bom Pastor”.

Feliz Aniversário, que Deus continue iluminado sua caminhada

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: