ESF Onofre Ferreira Mendes de Seropédica relizou nesta segunda-feira (4) “O Dia D de Vacinação”
4 de dezembro de 2023

A Estratégia Saúde da Família (ESF), Onofre Ferreira Mendes, no Bairro Boa Esperança, tem realizado nos periodos de vacinação a atualização do cartão de vacinação das crianças e adultos, mas devido a muitas pessoas ainda não terem completado a vacinação anual foi realizado este trabalho nesta segunda-feira (4), para imunização tanto das crianças, como adolescentes, adultos, idosos e gestantes.

Todos os Postos de Saúde de Seropédica estarão realizarão a vacinação itinerante, garantindo atender toda a população do município. Hoje o trabalho de imunização no Campinho de Areia foi realizado pela equipe: Alessandra Rodrigues e Marcelly Santos, e a Enfermeira e coordenadora da unidade, Dioreny França.

Vacinas são substância preparadas que são dadas na infância e em outras idades para proteger contra doenças graves e muitas vezes fatais. Ao estimular as defesas naturais do corpo, as vacinas preparam o organismo para combater a doença de maneira mais rápida e eficaz, pois levam o corpo a desenvolver anticorpos específicos para combater a doença para a qual a vacina foi desenvolvida.

As vacinas ajudam o sistema de defesa da pessoa a combater infecções de maneira mais eficiente, provocando uma resposta imunológica do corpo a doenças específicas, ou seja, anticorpos específicos, por exemplo, contra o sarampo.. Então, se um vírus ou bactéria invadir o corpo no futuro, o sistema imunológico já saberá como combatê-lo, ele já conhece o inimigo.

As vacinas são muito seguras. Todas as vacinas passam por rigorosos testes de segurança, incluindo estudos clínicos, antes de ser aprovadas para o público. Os países só registram e distribuem vacinas que atendam a rigorosos padrões de qualidade e segurança. A doença apresenta, por vezes, riscos graves, pode deixar sequelas e até levar a morte. As vacinas podem apresentar alguns efeitos esperados, sendo a maioria dor local, febre ou mal estar.

As vacinas ajudarão a proteger crianças, como adolescentes, adultos, idosos e gestantes, contra doenças que podem causar sérias consequências e até morte, especialmente em pessoas com sistemas imunológicos em desenvolvimento, como os bebês.

É importante vacinar, se não, doenças altamente contagiosas – como a rubéola, o tétano e a poliomielite, que já foram eliminadas em muitos países – voltarão. O sarampo já voltou!

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: