Escolas Contra a Fome: Rio de Janeiro Pode Utilizar Estruturas para Combater a Insegurança Alimentar
9 de fevereiro de 2024

Escolas Contra a Fome: Rio de Janeiro Pode Utilizar Estruturas para Combater a Insegurança Alimentar (Foto: Reprodução)

Uma iniciativa inovadora está ganhando destaque no Rio de Janeiro: o governo estadual pode em breve utilizar as estruturas das escolas públicas para combater a insegurança alimentar e nutricional. O Projeto de Lei 192/23, de autoria do deputado Yuri (PSol), foi aprovado em segunda discussão pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta quinta-feira (08/02), e agora aguarda a decisão final do governador Cláudio Castro.

Segundo o projeto, as escolas poderão ser utilizadas aos fins de semana, feriados e de forma compartilhada em dias letivos por entidades sem fins lucrativos atuantes no combate à fome, bem como por associações de moradores. Estas organizações serão responsáveis pela conservação dos espaços cedidos e também poderão receber alimentos excedentes da merenda escolar para seus projetos, desde que não prejudiquem a alimentação dos estudantes.

O deputado Yuri ressaltou que a proposta surgiu da observação de que muitos espaços escolares, como cozinhas e refeitórios, não são totalmente utilizados e podem ser aproveitados para ajudar as comunidades locais. Ele enfatizou que o projeto foi desenvolvido após estudos e consultas às equipes gestoras e pedagógicas das escolas.

A utilização dos espaços será supervisionada pela Secretaria de Estado de Educação para garantir que não haja desvio de finalidade, priorizando sempre o bem-estar dos alunos e a continuidade das atividades escolares. A direção de cada escola será incentivada a envolver os alunos e a comunidade nas atividades, promovendo assim a participação ativa de todos.

Essa iniciativa representa um passo significativo na luta contra a fome e a insegurança alimentar, mostrando como as escolas podem desempenhar um papel vital na construção de comunidades mais saudáveis e solidárias. Acompanhe para mais atualizações sobre esse importante projeto.

Fonte: Diário do Rio

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: