Dica de Saúde: Amendoim: benefícos e riscos
27 de maio de 2018

Apesar de benefícios, alergia e armazenamento podem ser perigosos. Confira!

Amendoim

De origem sul-americana, o amendoim (Arachis hypogaeai L.) é uma planta, cujas sementes, ricas em óleo e proteínas, são produzidas abaixo da superfície do solo. Achados arqueológicos de mais de 3,7 mil anos, fundamentam a utilização do amendoim na dieta dos povos pré-colombianos. Trata-se de um dos alimentos humanos mais nutritivos e, ao mesmo tempo, de fácil digestão, características que contribuíram para a alimentação do homem pré-histórico.

Atualmente são diversos os produtos feitos com amendoim, entre eles podemos citar: amendoim em casca com película e despeliculado, crus ou torrados, farinha, óleo, pasta de amendoim, paçocas, torrone, triturado em barrinhas e em bombons, salgado com película ou despeliculado, encapsulados doce ou salgado (tipo japonês), creme doce, entre outros.

Características e benefícios do amendoim

amendoim é um alimento funcional, mas deve ser consumido em quantidades adequadas. Essa oleaginosa contém propriedades que atuam na prevenção de doenças cardiovasculares, previnem o desenvolvimento de câncer e reduzem tumores já existentes. Como alimento funcional, ajuda a controlar as taxas de colesterol e de triglicérides. Além disso, ajuda a equilibrar o metabolismo.

Os grãos de amendoim apresentam alto valor energético (596 cal/100 g de sementes), e alto teor de lipídios e proteína, além de ser fonte de minerais como cálcio, potássio, magnésio, fósforo, entre outros. O óleo de amendoim apresenta alta digestibilidade (98%), elevados conteúdos de vitamina E, além de teores consideráveis de vitaminas B1 e B2. A rica composição em ácidos graxos coloca essa oleaginosa entre as mais importantes fontes de óleo vegetal. A farinha possui o dobro da quantidade de aminoácidos essenciais à dieta humana, em especial a arginina, de suma importância na dieta de lactentes. É rica em vitaminas do complexo B. Além da vitamina E, o amendoim contém ainda o resveratrol, a mesma substância presente no vinho tinto, que protege o sistema cardiovascular.

Riscos e controle de qualidade

Apesar de apresentar muitas vantagens nutricionais, algumas pessoas podem apresentar alergias ao consumir esse grão. A alergia é provocada por proteínas alergênicas resistentes à digestão enzimática e apresentam alto grau de ligação a células de defesa do organismo, provocando o processo alérgico. As reações causadas pelo amendoim incluem: asfixia, urticária, angioderma, rinite, eczemas, úlceras bucais, náuseas, prurido, diarreias, colapso cerebral, ataque cardíaco e até a morte.

Assim como a soja, a semente crua do amendoim também apresenta fatores antinutricionais; tais fatores influenciam os processos metabólicos do sistema humano, como a diminuição da digestibilidade da proteína do amendoim, afetando o valor nutritivo das sementes. Contudo, o processamento tradicional e o cozimento do amendoim reduzem os fatores antinutricionais.

O controle de qualidade em toda a cadeia de produção do amendoim é de extrema importância, pois estes são suscetíveis à proliferação de fungos e, consequentemente, à contaminação por aflatoxina, quando se encontram em condições ideais de temperatura e umidade. Os principais efeitos causados à saúde humana pela aflatoxina são: a hepatite do tipo B, sérios danos ao sistema nervoso e o câncer primário no fígado. No Brasil, o Ministério da Saúde e da Agricultura e do Abastecimentos possuem legislações que estabelecem limites máximos para a aflatoxina em alimentos e o padrão de identidade e qualidade de alimentos, entre elas podemos citar: Resolução nº 34, de 19 de janeiro de 1977, da Comissão Nacional de Normas e Padrões para Alimentos – CNNPA, do Ministério da Saúde, Portaria nº 451, de 19 de setembro de 1997, da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, e Resolução nº 12, de julho de 1978, da Comissão Nacional de Normas e Padrões para Alimentos do Ministério da Saúde.

amendoim é um alimento importante que traz muitos benefícios a saúde humana, mas deve fazer parte de uma alimentação balanceada e equilibrada para proporcionar os benefícios citados. Além disso, é muito importante que o consumidor esteja atento a qualidade do produto que irá adquirir, verificando se a empresa apresenta os certificados dos órgãos fiscalizadores.

Fontes: Embrapa – AmendoimProdutos Derivados de Amendoim (Amendoim e Paçoca)O Amendoim Contador de História