A educação juvenil de qualidade é fundamental para transmitir conhecimentos de maneira adequada a sua compreensão, ela promove a reflexão, senso crítico e a curiosidade do aluno, despertando interesses participativos.

Foi neste pensamento que professoras da Escola Municipal Gilson Silva, no Bairro Santa Sofia em Seropédica, realizaram nesta última sexta-feira (25), o Projeto Gilson Silva “Viajando ao Passado, Refletindo o Presente e Conscientizando o Futuro”. 

A Professora de Filosofia Gisiane Roberta dos Santos do Couto, disse que este trabalho surgiu em um pensamento comum com a Professora de História Camila Oliveira Mattos, em fazerem um projeto interdisciplinar, em parceria com o Museu Nacional: “Neste meio tempo participamos de duas reuniões com a Direção do Museu nacional para concretizar o trabalho. Os alunos fizeram trabalhos da criação do pensamento humano, na evolução Humana, dentro da Filosofia e dentro da História” disse Gisiane.

A Professora de História Camila, disse que quando estiveram no Museu Nacional, conheceram algumas exposições, que o museu tem para uso itinerante nas escolas, e viram os objetos que o museu poderia emprestar para fazermos está Culminância: “As maquetes foram feitas pelos alunos com nossa orientação. Ao meu ver, trabalhos muito bem feitos, mostrando o interesse dos alunos para estas matérias” comemora Camila.

A  Técnica em assuntos educacionais ( TAE) do Museu Nacional da UFRJ, Sheila Nicolas Vilas Boas, disse: “Nós trouxemos o Museu Extra Muros, que consiste em um Acervo Científico composto por exemplares representativos da biodiversidade, fósseis, objetos etnográficos e arqueológicos, pertencentes aos Departamentos de Antropologia, de Botânica, de Entomologia, de Geologia e Paleontologia, de Invertebrados e de Vertebrados do Museu. Estamos atendendo a demanda da Escola Gilson Silva, para divulgar e estender o trabalho realizado dentro da Universidade. Ir ao Museu é Maravilhoso, é um espaço novo com toda infraestrutura, tem uma História contada pela população e tem uma história contada mundialmente. Temos uma visita educativa no museu, desde a História dos meteoritos na formação do Big Bang, até os dias de hoje, com mídias online”. Enfatiza Sra. Sheila.

A Diretora da Escola Municipal Gilson Silva, Marcia da Silva Borges Cabral, recebeu os parabéns, pela Secretaria de Educação, Sonia Oliveira de Souza, pelo belo trabalho realizado pelos seus professores e alunos. A Secretaria Sonia gostou muito dos desenhos no barro simbolizando escritas em hieróglifos a História da evolução humana. “Quero parabenizar pelo belo trabalho feito nesta Culminância, isso mostra o interesse dos alunos em aprender e a divulgar o que aprenderam”. Salienta Sra. Sonia.

Estiveram presentes a Diretora Adjunta, Marcia Gomes dos Santos Silva, a Coordenadora de matemática, Vera Coimbra, coordenadora de Filosofia Leila Oliveira,  a Diretora de Ensino, Laura Ferreira dos Santos Freire, e a Subsecretaria Dirce Maria de Oliveira dos Santos, que ficaram encantadas com os trabalhos dos professores, alunos e a apresentação do Museu Nacional da UFRJ.

Edição de matérias sobre Seropédica e atualidades.

Faça o seu comentário