CLÍNICA DA FAMÍLIA DE SEROPÉDICA, ATENDIMENTO NOTA 10
30 de agosto de 2016

A Clínica da Família do Vasquinho no Bairro Campo Lindo é um marco que representa a reforma da Atenção Primária no município de Seropédica. O modelo tem como objetivo focar nas ações de prevenção, promoção da saúde e diagnóstico precoce de doenças.

Diariamente dezenas de pessoas são atendidas com carinho e atenção necessária pelos profissionais da saúde do município. A Clínica da Família de Seropédica possui, além de consultórios médicos e dentários, farmácia, sala de procedimentos e curativos, sala de esterilização, sala de descontaminação, sala de imunização, sala de reuniões, entre outros setores.

Em relação aos atendimentos médicos, para ser atendido, basta ir até a Clínica da Família e fazer um cadastro prévio, posteriormente, uma triagem onde é avaliada a situação clínica do paciente, logo após a triagem o paciente é encaminhado ao consultório médico. No que diz respeito aos atendimentos dentários, inicialmente também é realizada uma triagem, para, sucessivamente, ser agendado o atendimento pelas Dentistas Clarissa e Isabelle .

A Coordenação da Clínica da Família é realizada pelas enfermeiras Rosa Cavalcante e Elaine Pereira. Rosa lembra que o Pré Natal efeito segunda-feira pela manhã e a tarde e as Quintas-feira pela manhã. O atendimento pediátrico e feito segunda-feira pela manhã e tarde e sexta-feira manhã e tarde. “Com o programa os moradores do bairro Campo Lindo recebem o acompanhamento médico domiciliar, onde o agente comunitário de saúde realiza mensalmente uma visita às famílias para conhecer e atender as necessidades dos moradores sob sua responsabilidade. Eles dão orientações, incentivando a prática de exercícios, hábitos e alimentação adequada, além de verificar se o paciente está tomando as medicações necessárias corretamente” destaca a Enfermeira Rosa.

O Secretario de Saúde e Defesa Civil Dr. Cesar Mateus Cilento Guimarães. disse: “Através dos Agentes Comunitários Saúde, a Prefeitura cria e valoriza o vínculo com a população, passando a conhecer melhor a realidade dos munícipes, a fim de promover a saúde através da educação, desenvolvendo a autoestima, estimulando a troca de experiências e a melhora da qualidade de vida dos munícipes” comemora Dr. Cesar.

O Prefeito Martinazzo esclarece se caso o munícipe tenha uma pessoa acamada na família, poderá falar com o seu agente de saúde e solicitar uma visita do enfermeiro que irá até sua casa para planejar o cuidado necessário para o paciente. As mamães também poderão receber a visita do enfermeiro nos primeiros dias após o parto. Verificando-se a necessidade, será acordado um cronograma de visitas para melhor atender o munícipe” disse Martinazzo.DSC_0013

DSC_0012

A esquerda enfermeira Rosa Cavalcante, a direita a enfermeira Elaine Pereira

DSC_0009

Caderneta da Gestante, acompanhamento até depois da criança ter nascido

DSC_0004

Crianças se distraem brincando enquanto as mães fazem tratamento dentário

DSC_0006

Moderna Clinica Dentaria, Dentista Clarissa

DSC_0005

Dentista Isabelle

DSC_0007

Agentes Comunitários de Saúde organizando as visitas