19 fatos que vão destruir a sua visão do mundo
30 de agosto de 2016

O tempo tem passado e muita coisa no mundo vem mudando. E isso em várias áreas, como na Medicina, no meio ambiente, na ciência, na tecnologia, entre várias outras.

Existem fatos pouco conhecidos sobre seu corpo que te deixarão intrigado e outros que vão bugar o seu cérebro. E já mostramos quais são eles para você, aqui no site da Fatos Desconhecidos.

A sociedade vem evoluindo e com ela várias outras coisas vêm acompanhando esse crescimento. Pensando nisso, nossa redação separou para você uma listinha com alguns fatos que vão destruir a sua visão de mundo.

1 – Você pode morrer, se levar um chupão no pescoço

1472472655473

Um jovem de 17 anos morreu depois de receber um ‘chupão’ no pescoço em Iztapalapaga, na Cidade do México. De acordo com o médico que atendeu o garoto, a marca no pescoço gerou um coágulo que acabou sendo levado para o cérebro, pela corrente sanguínea, e causou uma embolia. A autora do carinho agressivo foi a namorada, identificada como Iris. Ela acabou fugindo.

2 – A picada da Vespa Tatu é uma das piores do mundo

insetos-picadas-nivel-de-dor-10
O inseto de nome científico Synoeca septentrionalis é encontrado na América Central e na América do Sul. De acordo com o entomologista Justin Shmidt, que viajou ao redor dos Estados Unidos recolhendo diferentes espécies de formigas e insetos com picadas desagradáveis, a descrição da picada dessa vespa é de ser a nível de “tortura. Como estar acorrentado ao fluxo de um vulcão ativo”.

Ele considerou o nível de dor como de número 4, numa escala que varia de 1 a 4 entre as mais simples às piores dores provocadas por uma picada de inseto.

3 – O mais próximo da armadura do Batman já foi criada e virou record no Guiness Book

O irlandês Julian Checkley entrou para o livro dos recordes Guinness edição de 2017 ao criar a fantasia com maior número de acessórios que funcionam. Ele reuniu em uma armadura do Batman 23 dispositivos no traje de forma visualmente agradável e sem ocupar espaço.

4 – O Brasil já tem mais de 206 milhões de habitantes, segundo o IBGE

1472472655473

Segundo o portal G1, “O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou nesta terça-feira (30), no “Diário Oficial da União”, a estimativa da população brasileira, na qual aponta que o Brasil tem 206.081.432 habitantes. Em agosto de 2015, o mesmo levantamento estimou a população, à época, em 204.450.649.”

5 – O vírus Zika causa surdez em quase 6% dos bebês de mães infectadas, segundo a Fiocruz

2016-07-19t111439z_1007810001_lynxnpec6i0p6_rtroptp_3_sports-us-olympics-rio-golf-chia

De acordo com um estudo brasileiro feito com 70 bebês de mães que contraíram o vírus do Zika quase 6% dos recém-nascidos tiveram perda de audição. A pesquisa foi liderada pela doutora Marli Tenório e pelo doutor Ernesto Marques, da Fundação Oswaldo Cruz de Pernambuco.

6 – Uma rocha de 2.500 anos já foi capaz de revelar o nome de uma deusa etrusca

nome-deusa-etrusca

De acordo com informações do Hypescience, “Pesquisadores traduziram uma inscrição em uma antiga pedra etrusca e descobriram uma menção a uma poderosa divindade, Uni, que sugere a possível existência de um culto subterrâneo na área dedicada à deusa 2.500 anos atrás.
Os cientistas acreditam que Uni é a equivalente etrusca da deusa grega Hera e da deusa romana Juno, provavelmente adorada como uma deidade da fertilidade e figura de mãe pelo povo do norte da Etruria, na Itália.”

7 – Os adolescentes estão bebendo mais e usando menos camisinha

bebida

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense), um levantamentodivulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Os jovens brasileiros tiveram mais acesso a bebidas alcoólicas e drogas ilícitas, ao mesmo tempo em que deixaram de usar camisinha nas relações sexuais.

O estudo foi feito entre abril e setembro de 2015 com 102.301 alunos do 9º ano do ensino fundamental. Entre os entrevistados, 88% tinham de 13 a 15 anos, sendo que 51% tinham 14 anos.

8 – Os cães distinguem palavras e entonações com mesma região do cérebro humano

caes

Pesquisadores da Universidade Eotvos Lorand, de Budapeste, fizeram um trabalho com animais e concluíram que o cérebro canino é capaz de interpretar tanto o que os humanos dizem e como dizem. Os cães conseguem distinguir palavras e entonações através da mesma região do cérebro que a usada pelos humanos.

9 – Estalar os dedos faz bem

estalar-dedos

De acordo com o especialista em medicina de reabilitação da Universidade de Alberta, no Canadá, Dr. Greg Kawchuk, “Nossas tias e avós dizem que é algo ruim, mas ninguém realmente sabe de onde isso vem”.

Esse ato não causa dano nenhum nas mãos. O que acontece é que depois que você estala a junta, ela tem um aumento da amplitude de movimento em comparação com as demais que não são estaladas.

10 – A explicação para o Déjà vú

deja-vu

O déjà vu pode ter uma nova explicação. De acordo com Akira O’Connor, da Universidade de St Andrews(Escócia), ele pode ser apenas resultado do nosso cérebro verificando seu próprio sistema de memória.

11 – A Amazônia pode bater recorde de queimadas dos últimos tempos

IMG_1467

Segundo dados INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a Floresta Amazônica tem sido alvo de grandes queimadas nos últimos tempos.

A pesquisa mostrou que 81% dos focos foram maiores do que a média histórica, marcada desde 1999. No Amazonas, um aumento de 746% foi registrado no número de focos de queimadas em relação à média histórica, um recorde nos últimos tempos.

12 – Um achocolatado pode matar

image

Uma criança de 2 anos de idade sofreu parada cardiorrespiratória depois de ingerir uma bebida achocolatada, da marca Itambé, no Bairro Parque Cuiabá, em Cuiabá.

Segundo relato da mãe à polícia, publicado no portal G1, depois de ter tomado o achocolatado, o menino teve “falta de ar, corpo mole e princípio de desmaio”. Logo em seguida ele acabou morrendo.

13 – Os homens estão ficando mais fracos

caricature-812270_960_720

Um estudo feito nos Estados Unidos, publicado na jhandtherapy mostrou que homens da geração millenials, aqueles com a faixa de idade entre 20 a 35 anos, possuem mãos e braços consideravelmente mais fracos que seus pais quando tinham a mesma idade.

O teste foi feito com 237 estudantes saudáveis da Universidade da Carolina do Norte sobre as suas forças segurando objetos apenas com os dois dedos.

14 – Turistas da índia são solicitados a não usarem saias para evitar estupros

2466

Na índia, de acordo com o jornal TheGuardian, um kit de boas-vindas para viajantes que inclui recomendações de segurança para as mulheres está sendo distribuído com o intuito de alertar sobre os perigos do país.

Por conta do alto número de casos de estupros registrados, o Ministro do Turismo da Índia afirmou que as mulheres estrangeiras não devem usar saia ou andar sozinhas à noite em pequenas vilas e cidades do país “para sua própria segurança”.

15 – O miojo é mais caro que um cigarro, em presídios dos EUA

d9n5a2p7a0k2a3jom8mj24rtw

De acordo com um estudo do sociólogo Michael Gibson-Light, da Universidade do Arizona, depois de entrevistar 60 presidiários em uma prisão privada dos EUA, a qualidade da comida está tão em baixa que o miojo se tornou mais caro que o cigarro e os selos, as lendárias moedas informais das prisões.

16 – O Brasil é o país dos aplicativos de paquera

tinder-dating-app-worst-messages-963x641

De acordo com um dos fundadores do Tinder, o aplicativo gratuito disponível para Android e iOS possui 100 milhões de usuários no mundo todo, nos quais 10% deles são do Brasil.

O país é um dos principais mercados da empresa. Em entrevista ao portal UOL, um dos fundadores da plataforma, Justin Mateen, de 28 anos, afirma que o Tinder tem uma função voltada para novas amizades. Ele conta que “Essencialmente, promovemos uma apresentação entre duas pessoas”.

17 – O cigarro é uma das principais causas de morte no mundo

deixar_de_fumar

De acordo com estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), no relatório da “Epidemia Global do Tabaco 2013“, cerca de 12% da população adulta brasileira consome tabaco em suas diversas formas (cigarro, charuto, cigarro de palha, rapé ou fumo-de-rolo) e 200 mil morrem anualmente devido ao tabagismo.

18 – As mudanças climáticas estão impactando na área da saúde, diz OMS

20_gripe_suina

De acordo com a ministra francesa do Meio Ambiente, Ségolène Royal, “saúde e clima são indissociáveis porque a saúde humana depende diretamente da saúde do planeta“.

Com o aquecimento global, doenças tropicais como malária, dengue e zika, por exemplo, estão aumentando por conta da transmissão e a reprodução de insetos. E grande parte da culpa disso é o aumento das temperaturas e as mudanças do clima.

19 – Os trabalhadores estão deixando de trabalhar para patrões para trabalhar por conta própria

MG_0037-678x381

Segundo cálculos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base na Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a  proporção de pessoas que trabalham por conta própria entre o total de ocupados aumentou de 17,9%, em janeiro de 2013, para 19,8% em novembro de 2015.

As pessoas estão cada vez mais deixando de trabalhar para chefes e patrões para trabalharem para si mesmo.

Bônus – Como é o seu crânio por dentro e com os dentes de leite à mostra

14169624_1134979483249710_562390376_n

Essa imagem mostra como é um crânio com os dentes de leite nas partes superior e inferior da sua arcada dentária. Eles ficam alojados perto dos olhos, entre os ossos do nariz e a mandíbula.

Estes fatos mudaram a sua visão de mundo? Mande seu comentário para gente!