UFRRJ fatura o Campeonato dos Jogos Universitarios
17 de setembro de 2015

Foram três dias de movimentação intensa de estudantes em Nova Friburgo

Foram três dias de movimentação intensa de estudantes em Nova Friburgo. Não se tratava de uma prova de vestibular, ou um concorrido concurso público. Na verdade, os universitários vestiram o uniforme para defender a respectiva instituição na sétima edição dos Jogos Universitários Friburguenses, realizados entre os últimos dias 5 e 7. A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) surpreendeu e faturou o inédito título de campeã geral.

Com participação recorde em quadra e nas arquibancadas, o Junfri acumula mais um ano de sucesso. Idealizador e coordenador do evento, Felipe Malhard comemora a participação das dez universidades inscritas (cinco delas de Nova Friburgo e outras cinco de municípios diversos, como Rio de Janeiro, Petrópolis, Macaé e Seropédica) e do público de maneira geral.

“Só tenho a agradecer às atléticas participantes, aos torcedores presentes nos ginásios e aos patrocinadores, que tornam esse sonho possível. Este ano batemos recorde de participação, de público e de jogos. Sem dúvida o Junfri 2015 já está marcado na história da Região Serrana e de Nova Friburgo, que carecia de um evento como este, reunindo jovens, esporte e entretenimento”, destaca Felipe.

De acordo com a organização do Junfri, mais de três mil pessoas acompanharam os jogos durante os três dias. Os atletas competiram em cinco modalidades: basquete, vôlei, handball, futsal e cabo de guerra. Apenas o atletismo, que seria disputado ao ar livre, teve que ser cancelado devido ao mau tempo do fim de semana. Em 2016, a ideia é voltar a realizar o evento em novembro, exatamente para evitar imprevistos como este.

Ginásio lotado para as decisões

Apenas no primeiro dia, 48 jogos foram disputados simultaneamente em quatro ginásios diferentes. Nova Friburgo Country Clube, Colégio Canadá, Ginásio Adhemar Combat e Helena Deccache sediaram as partidas deste ano. No domingo, 6, foram outros 28 jogos para definir os finalistas de cada modalidade, e na segunda-feira, 7, as finais.

Desde as primeiras horas da manhã, o ginásio Helena Deccache sediou os duelos decisivos. O primeiro jogo aconteceu às 9h e o último terminou por volta das 21h. No basquete feminino, a UFRRJ, de Seropédica, levou a melhor sobre as meninas da Universidade Federal Fluminense (UFF). No masculino a Estácio Friburgo derrotou a Candido Mendes Friburgo e ficou com a taça. Na decisão do vôlei feminino a Estácio Friburgo bateu a Rural, que por sua vez foi campeã no masculino, derrotando a Uerj.

No handball feminino a UFF venceu a Estácio Friburgo num jogo equilibrado, e ficou com o título. Já no masculino, a Rural venceu com facilidade a Universidade Católica de Petrópolis (UCP). No cabo de guerra masculino e feminino a decisão ficou entre Rural e UFF. Entre as mulheres deu Rural, já entre os homens a UFF deu o troco e levou a melhor. As últimas decisões do Junfri 2015 foram as do futsal. Primeiro com as meninas, no duelo entre UFF e Rural, que terminou com vitória da UFF. Já no masculino Estácio Friburgo e Rural fizeram um jogo emocionante, decidido nos pênaltis, com vitória da Universidade Rural.

Homenagem a Mariana Cereja

A organização do Junfri surpreendeu a todos os presentes, e proporcionou um momento de emoção durante as premiações. Mariana Cereja, jovem que faleceu no início deste ano após um trágico acidente em Nova Friburgo, foi homenageada e, a partir de agora, o troféu de destaque individual do evento receberá sempre o nome dela.

Mariana participou de algumas edições dos Jogos como atleta e até na equipe de organização. Pai, mãe, irmão e familiares mais próximos da jovem receberam das mãos de Felipe Malhard uma placa em homenagem a jovem. Um vídeo também foi exibido.

“A Cereja era uma grande amiga, como se fosse uma irmã. A perda dela foi um dos momentos mais difíceis da minha vida. E como ela adorava participar do Junfri e sempre me deu força em todos os sentidos, pensei que tinha que lembrá-la de alguma forma na edição deste ano. Infelizmente ela não está mais aqui conosco, mas será sempre lembrada pela amizade, pelo bom humor, pelo sorriso que ela exibia por onde passava e, agora, dando nome ao troféu de destaque individual dos jogos”, disse Felipe.

jogos universitariosfriburgo

Fonte: Voz da Serra

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: