Tomie Ohtake: Google Doodle de hoje celebra a artista nipo-brasileira

0
14

Página inicial do buscador exibe ilustração em homenagem à artista plástica naturalizada brasileira; veja tudo sobre o Doodle de hoje (21) e conheça a história de Ohtake

Doodle do Google de hoje (21), celebra o 110º aniversário da artista nipo-brasileira Tomie Ohtake. Nascida em Kioto, no Japão, Ohtake veio ao Brasil em visita no ano de 1936 e, por conta da Segunda Guerra Mundial, acabou ficando no país. Pintora, gravadora e escultora, ela é conhecida por seu estilo abstrato e por algumas artes famosas que fez em vias públicas de São Paulo. Entre os principais exemplos, está a escultura “Ondas” na Avenida 23 de Maio, que marca os 80 anos de imigração japonesa ao Brasil, além de uma série de painéis na estação Consolação do metrô da cidade.

Na homenagem do Doodle de hoje, ilustrada por Michelle Kumata, a artista aparece no lugar do segundo “o” da palavra Google, pintando uma tela com uma borboleta pousada em seu ombro. As outras letras, por sua vez, trazem elementos de variados estilos presentes em suas obras. A seguir, saiba mais sobre a vida de Tomie Ohtake.

Tomie Ohtake: Google Doodle celebra 110º aniversário da artista nipo-brasileira — Foto: Reprodução/Google
Tomie Ohtake: Google Doodle celebra 110º aniversário da artista nipo-brasileira — Foto: Reprodução/Google