ESPORTE FORMANDO CIDADÃOS

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte- SMECE , por meio da Subsecretaria de Esporte, abre a contagem regressiva para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 à 100 dias do evento.

Nesse contexto a Coordenação de Educação Física, responsável pela implantação do Programa Transforma no município, realiza ações que oferecem informações, orientações e inspiração para que as Unidades Escolares criem e desenvolvam práticas pedagógicas que integrem os Jogos e seus valores na rotina escolar. Alunos da E. M. Francisco Cabral participam todos os dias da contagem regressiva rumo as Olimpíadas Rio 2016.

“O Transforma apresenta-se como uma proposta de legado das Olimpíadas. A competição e o Transforma possuem objetivos estratégicos confluentes. São ferramentas pedagógicas que valorizam a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens de forma educativa e democrática.” Relata Aparecida Santos, Coordenadora Pedagógica de Educação Física e responsável pelo projeto Transforma em Seropédica.

A Secretaria de Educação Cultura e Esporte entende que a Educação/Esporte devem trabalhar juntos para um objetivo comum, resultando em benefícios para os discentes envolvidos. Habilidades como trabalho em equipe, resolução de problemas, senso de conexão, disciplina, responsabilidade, cooperação, entre outras muitas, que são necessárias aos esportistas e auxiliam na aprendizagem em sala de aula.

“O esporte bem conduzido pode ser um instrumento de influência na formação da personalidade e do caráter. Desta forma cabe a nós educadores investir para o desenvolvimento na formação e atuação dos educandos em todas as arenas da vida social.”, diz a Secretária de Educação Cultura e Esporte, Lucia Baroni Martinazzo.

cabral.jpg30cdcbb35-e873-4ec9-acc9-c7979a2809f7 cabralcabral.jpg3
Texto: Ana Paula Jacintho
Foto: Aparecida Santos