Seropédica recebe da Faetec seu 41º CVT, no último domingo, dia 30
3 de abril de 2014

Uma cerimônia de inauguração do 41º Centro Vocacional Tecnológico (CVT) foi realizada pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, na manhã do último domingo, dia 30, no município de Seropédica, na Baixada Fluminense.

O evento contou com a presença do governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral, acompanhado do vice-governador Luiz Fernando Pezão, do secretário de Estado Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca, do prefeito de Seropédica, Alcir Martinazzo, e do presidente da Faetec, professor Celso Pansera, entre outras autoridades locais. A unidade terá capacidade para formar 2.500 profissionais por ano em cursos voltados na área de Construção Civil, Informática, Gestão de Negócio e Logística.

A infraestrutura apresenta salas e laboratórios modernizados, além de oficinas de desenvolvimento científico e tecnológico

A implantação do CVT Seropédica propõe alçar a educação profissionalizante da região e adjacências, garantindo mão de obra qualificada e empregabilidade para a população. Segundo o governador Sérgio Cabral, a escola está em uma das principais obras do município, e ajudará não apenas a fortalecer a economia local como das áreas adjacentes.

– Este centro vocacional irá trazer uma ajuda imensa aos nossos jovens, muitos deles têm de ir estudar longe, e isso será fundamental para se abrir um novo tempo de oportunidades para a população. Este equipamento vai beneficiar não só os moradores de Seropédica, como também Nova Iguaçu, Zona Oeste do Rio e municípios da região. A unidade, que oferece cursos de credibilidade e qualidade, vai capacitar as pessoas, que terão oportunidades de arranjar empregos qualificados – disse.

Construída numa área de mais de 2.182 m², em um terreno cedido pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com investimento de R$ 4,1 milhões, sua infraestrutura apresenta salas e laboratórios modernizados, além de oficinas de desenvolvimento científico e tecnológico. Uma empilhadeira, para simular o funcionamento de um depósito de almoxarifado, será um dos equipamentos a ser utilizados durante as atividades com os alunos.


O governador do Estado compareceu na unidade ao lado do Prefeito Martinazzo e o Secretário de Planejamento Wilson Beserra.

– É importante qualificar gente nova, aproveitar esse momento de desenvolvimento. Ano passado, a Faetec qualificou 300 mil pessoas no Estado. São 300 mil pessoas que saíram de alguma unidade com o diploma na mão e podendo acessar uma vaga no mercado de trabalho – ressaltou o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Gustavo Tutuca.

Os cursos oferecidos terão duração de 12 a 20 semanas, com exceção do técnico em Logística, que dura um ano e meio, voltado para quem já tem o Ensino Médio completo. O presidente da Rede, professor Celso Pansera, destacou a relevância da ampliação dos CVTs em todo o Estado e agora com um em Seropédica:

– É notório que a inserção dos CVTs fortaleceu o crescimento da mão de obra qualificada da cidade, permitindo formar profissionais aptos para o mercado. O foco é continuar mantendo a implantação dessas unidades, e o CVT Seropédica somará ainda mais na região com nossos cursos que permitem uma experiência que agregue substancialmente na vida profissional de nossos estudantes.

A unidade está localizada no KM 42 da Rodovia – RJ 099, na Reta do Piranema, bairro Vera Cruz, em Seropédica.

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: