A Prefeitura de Seropédica, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE) preparou uma programação especial para a Semana Nacional da Educação Infantil, comemorada de 27 a 31 de agosto. A abertura oficial realizada nesta terça-feira (27) teve início às 14h na Câmara Municipal de Seropédica.

O objetivo da Semana Nacional da Educação Infantil é promover um período de reflexão coletiva acerca da necessidade de garantir às crianças seus direitos ao afeto, ao cuidado, à proteção e a demais aspectos associados a uma educação de qualidade. Também busca valorizar o trabalho desenvolvido pelos profissionais da educação infantil, que organiza tempos, espaços e experiências educativas de modo a respeitar os desejos, as necessidades e o direito que as crianças têm de viver uma infância feliz.

Em Seropédica a Semana Nacional da Educação Infantil teve como slogan a “A criança aprende brincando e brincando ela é feliz” e logo após a cerimônia oficial de abertura foram realizadas apresentações culturais e a palestra com a Mestre em Educação, professora Solange Brito.

Lúcia Martinazzo, secretária de Educação, Cultura e Esporte, falou sobre a importância da educação infantil e sobre a rede municipal de educação. “A Educação Infantil vem ao longo dos anos ocupando um espaço de importância não só junto das legislações que estão acontecendo ultimamente para garantir este direito da criança, mas como toda política pública, em nível Federal, Estadual e Municipal na melhoria deste atendimento. Hoje Seropédica possui 34 unidades escolares que atendem a educação infantil, sendo 7 específicas de atendimento somente de educação, incluindo duas creches berçários que atendemos desde os seis meses”, destacou.

Durante o decorrer da semana serão realizadas atividades tais como contação de histórias, histórias cantadas, piquenique fora da sala de aula, musicalização infantil, brincadeiras dirigidas, apresentação e exposição dos trabalhos desenvolvidos nas unidades escolares, formação da SINPRO-RIO.

Sobre a Semana Nacional da Educação Infantil

Em abril, a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei 12.602/12, que instituiu a “Semana Nacional da Educação Infantil”. A data será sempre comemorada no dia 25 de agosto, que é considerado o Dia Nacional da Educação Infantil. A escolha desta data é uma homenagem ao nascimento da fundadora da Pastoral da Criança, a médica Zilda Arns, falecida em 2010 em um terremoto no Haiti.

 

Faça o seu comentário