Prefeitura de Seropédica se prepara para comemorar o Dia da Água
16 de março de 2016
A Secretaria Municipal de Ambiente e Agronegócios estará oferecendo uma série de atividades relacionadas ao dia da água, comemorado mundialmente no dia 22 de março. Essas ações estarão acontecendo nas escolas municipais e contarão com mini palestras, exibição de vídeos, oficinas de pintura e oficina de análise da água.
 
O Secretário de Ambiente Ademar Quintella ressaltou que a Secretaria Municipal de Ambiente e Agronegócios realiza ações de sensibilização quanto ao bom uso deste recurso durante o ano inteiro, intensificando-as nesta semana comemorativa que  terá início dia 21 e encerramento no dia 31/03.
 
As escolas interessadas em receber esta atividade poderão agendar com a técnica responsável pela mesma, Fabiana Silva, diretora de gestão ambiental, o telefone da secretaria de ambiente é 3787-8876. As atividades realizadas são ajustadas para o público alvo, trazendo uma abordagem ideal para cada faixa etária. Nesta primeira semana de comemoração, as ações serão realizadas nas escolas Manoelino da Silva Cabral (Santa Sofia), Nelson Fernandes Nunes (Boa Esperança), Maria Lúcia de Souza (Mutirão) e Bananal (Jardim Maracanã).
 
O Prefeito Martinazzo disse que o dia da Água, será dedicada à reflexão sobre a crise hídrica que envolve todo mundo e principalmente o Brasil e a possibilidade de ocorrer isso no Rio de Janeiro. “Queremos que nossos estudantes estejam atentos sobre esta questão, sobre o uso da água de maneira correta, sem desperdício, para que a crise hídrica não aconteça no nosso Estado”, comentou Martinazzo.
 
 Mais sobre a água:
O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU em 22 de março de 1992 e visa à conscientização da população a respeito dessa valiosa substância.
Sabemos que a água é um recurso essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos. Ela atua mantendo nosso corpo hidratado, ajuda no transporte de substâncias, funciona como solvente, regula a nossa temperatura, participa de reações químicas, entre várias outras funções.

Apesar de o nosso planeta ser repleto de água, estima-se que apenas 0,77% esteja disponível para o consumo humano em lagos, rios e reservatórios subterrâneos. Vale destacar, no entanto, que essa quantidade não está distribuída igualmente por todo o território, consequentemente, existem locais onde esse recurso é considerado bastante valioso. Em virtude dessa desigualdade de distribuição, em várias regiões ocorrem verdadeiros conflitos por água.

Além da escassez de água em algumas regiões, enfrentamos ainda o problema da baixa qualidade. A poluição causada pelas atividades humanas faz com que a água esteja disponível, porém não esteja própria para o consumo. Estima-se que 20% da população mundial não tenha acesso à água limpa e, segundo a UNICEF, cerca de 1400 crianças menores que cinco anos de idade morrem todos os dias em decorrência da falta de água potável, saneamento básico e higiene.

FOTOS TIRADAS NO DIA DA ÁGUA DE 2014 E 2015

100_3654 DSC_0032 DSC_0033 DSC_0043 DSC_0088 DSC_0091 DSC_0130 DSC_0132 DSC_0133
 
Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: