Política, Fraldas e um Desabafo de um morador de Seropédica
9 de janeiro de 2016

“Políticos e fraldas devem ser trocados de tempos em tempos pelo mesmo motivo.”

Eça de Queirós

Cômico, pra não dizer trágico. Mas real e verdadeiro. Um dos maiores nomes da literatura portuguesa, em pleno século XIX ja havia constatado que a política é um caminho praticamente sem volta e que vez ou outra tem de se fazer uma “higiene”. Evidente que existem raríssimas exceções. Uma estrada melindrosa que não basta apenas ter talento, mas tem que ter caráter.

Aqui no Brasil, quando algum gringo aqui vem nos visitar, além do “welcome to Brasil”,  julgo necessário já deixar avisado em algum outdoor: Don’t repair the mess! Não repare a bagunça!  Tamanha é a arruaça que o governo brasileiro está. Mas, isso nunca foi tão novidade assim. Embora tenhamos motivos para censurarmos os políticos, não podemos esquecer do papel importante que a politica exerce sobre nossas vidas. Digamos que é um mal necessário.

Convém, obviamente, mantermo-nos “ligados”  e não acreditar ingenuamente em tudo o que diz um candidato, e também não condená-lo ou denegri-lo, por princípio. Nunca  conseguiremos salvar a política, aquela que traz o estreitamento do eleitor com suas causas e problemas sociais cuspindo aleatoriamente em quem faz política. Devemos entender que, a democracia é o efeito da causa que é o eleitor.

Todos os lugares tem seus problemas sociais e políticos. Toda essa balbúrdia não existe tão somente na esfera federal, mas também na esfera estadual e municipal acontecem eventos e casos dignos de serem censurados, avaliados, para uma possível erradicação do problema. E dos causadores.  São esferas menores mas que resultam em grande estrago, principalmente para a população que sempre está de braços abertos para receber novas propostas, novas idéias e novos planos.

Aqui em Seropédica, apesar de algumas deficiências, como em qualquer outro lugar, tem tido um avanço no cenário político social. Recentemente o  Dr.º César Cilento, secretário de Saúde e Defesa Civil de Seropédica,  se reuniu com representantes da secretaria e do Ministério da Saúde na sede da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) do Município, para viabilizar  novas soluções  a respeito da ampliação das ações que já vem sendo realizadas no combate ao Aedes Aegypt mosquito transmissor de doenças como a dengue, a zica e a chicungunyia. A prefeitura também tem desenvolvido um projeto para a recuperação de nascentes no município. Entre outras coisas que graças à Deus e a instrumentalidade de homens bons e honestos, estamos avançando. Claro que ainda falta muita coisa.

No entanto, o que muito me deixa chateado, o que deixa a população triste, é o fato de existir pessoas demagogas, falsas, que querem usurpar da boa fé, da bondade e da confiança do povo. Pessoas que  tiveram uma amarga experiência política em algum outro lugar, se deram mal, e agora querem tentar à sorte na nossa cidade. Só que esse “recomeço”, é imbuído de todo um histórico negativo e imprudente do passado. O que acontece? O indivíduo vem pra cá, aluga algum imóvel, se torna pré candidato, ludibria o povo (povo que não é o povo dele e que ele nem conhece), promete um monte de coisa, se mostra como um verdadeiro “avatar”, garantindo remissão e sucesso  para a cidade, perde a eleição, fica dando “piti”, e decide então voltar para o lugar que não deveria ter saído. Não há um genuíno interesse pelo município nem pelos seus moradores. É apenas vontade de crescer e ter poder às custas de uma população boa e aparentemente ingênua. É a falta de caráter predominando na vida desses tais pobres indivíduos. Fica aqui o aviso de Seropédica para essa corja: Estamos prestando atenção!! Sabe de nada inocente!!

Por outro lado, e louvado seja Deus por isso, existem aqueles que realmente estão imbuídos de amor, e que querem lutar pela melhoria de nossa cidade. E de fato tem havido empenho. Pessoas que, também eram de outros lugares, mas resolveram criar raízes aqui. Resolveram conhecer o povo e a cidade de fato. Seus problemas e suas deficiências.

Em Seropédica habita um povo grato! E como coisa boa a gente tem mais é que falar, o Deputado Federal Wilson Bezerra é um exemplo de parlamentar que, esteve e está conosco. Morador de Seropédica, ja esta viabilizando projetos para a cidade. Wilson Bezerra não é  de família de políticos, sem aquele histórico de politica e planejamentos, no entanto sua proposta é de desenvolvimento sustentável sempre com o olhar no progresso social humanitário. Diferente de outros camaradas que apenas estão usando máscaras, sem transparência, longe de qualquer mobilidade politica benéfica, o deputado federal vê Seropédica, sua cidade, como base e alicerce para seus programas. Que Deus continue abençoando este homem!

O que tem que ficar claro, é que estamos cheios de politicagem de terceira categoria! Picaretas e aproveitadores. Seropédica está de olho bem aberto! É  para o próprio progresso da cidade. Tudo para que eu e você, amigo leitor, vivamos com qualidade de vida na cidade. Tudo o que a gente precisa é de homens e mulheres dispostos a guerrear!  O trabalho incessante e sistemático gera crédito à política. Dizem que o pais progride a noite porque os políticos estão dormindo, se é verdade eu não sei, mas que Seropédica está bem acordada está.

Um abraço e que Deus nos abençoe!

J.C.Marques

politicagem politica

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: