Poker conquista o Twitch e streamers ensinam entusiastas de todos os níveis
30 de julho de 2019

Competidores profissionais como Jonathan Little vislumbraram o potencial do Twitch e também começaram a realizar transmissões – Foto de World Poker Tour

Ao longo da última década o Twitch passou de um site relativamente desconhecido para uma das maiores plataformas de entretenimento ao redor do mundo. O poker logo se tornou um dos principais conteúdos transmitidos por lá e atualmente existem canais que ensinam entusiastas de todos os níveis.

Crescimento e conquista de novos segmentos

Quando a Amazon adquiriu o Twitch em 2014 por quase um bilhão de dólares, o site era considerado uma plataforma que era utilizada de maneira praticamente exclusiva por fãs de videogame e e-Sports que assistiam outras pessoas jogando.

Nos últimos anos isso mudou e uma grande parcela da audiência atual de mais de 100 milhões de usuários da plataforma tem gravitado rapidamente para as transmissões de poker, com novos produtores de conteúdo voltados para o esporte das cartas.

Diversos fatores são responsáveis pela maior oferta de conteúdo de poker

A tecnologia não para de crescer por todos os cantos e uma pesquisa recente da empresa Streamlabs revelou que o número de novos streamers (forma como são chamados aqueles que realizam transmissões pela internet) cadastrados no Twitch cresceu mais de 65% apenas no primeiro trimestre de 2017.

Os números não pararam de aumentar desde então e muito disso se deve ao potencial de crescimento da plataforma em conjunto das diversas formas que ela permite que os produtores de conteúdo sejam remunerados.

Além de permitir que os streamers recebam dinheiro pelo número de inscritos e visualizações, de forma similar a outras grandes plataformas como o YouTube e o Spotify, o Twitch também proporciona outras formas de renda, como a venda de produtos afiliados e até mesmo uma caixa de gorjetas virtual.

Tudo isso fez com que diversos competidores profissionais do esporte das cartas se dirigissem para o Twitch e a enorme oferta de conteúdo atual contempla todos os fãs da modalidade.

Streamers para todos os gostos e nível de entusiasta

Hoje em dia o competidor profissional Parker “TonkaaaaP” Talbot pode não transmitir tantos vídeos como no começo da sua carreira, mas ele ainda é considerado um dos melhores streamers de high-stakes no Twitch e acumulou mais de 100 mil seguidores nessa e em outras plataformas e redes sociais.

Com mais de US$ 3 milhões em campeonatos de poker online e um carisma único, não é difícil entender os motivos para sua legião de fãs. Talbot chama atenção tanto pelo seu talento inegável quanto pela personalidade animada e atitude irreverente em face dos oponentes, que resulta em uma combinação única e proporciona um show diferente em cada transmissão.

O humor ácido e cínico do atleta pode não ser para todos os gostos, mas os fãs de comédia irreverente vão se divertir muito. Além disso, sua comunidade de seguidores é muito animada e costuma separar os melhores momentos do competidor/comediante durante os streams para compartilhar risadas nos grupos de bate-papo.

Courtney Gee é uma das competidores mais famosas do poker online

Courtney Gee é uma das competidores mais famosas do poker online – Foto de PokerNews/Divulgação

Espectadores que preferem um conteúdo mais tranquilo podem se sentir atraídos pelas transmissões de streamers como Courtney “courtiebee” Gee, que é considerada uma das jogadoras mais tranquilas e amigáveis da plataforma.

Seus mais de 39 mil fãs são conhecidos coletivamente como “The Swarm” (“O Enxame” em tradução livre) e a simpática canadense de Vancouver afirma que eles são a parte mais importante das suas transmissões.

“Minha transmissão não seria o que é sem meus espectadores incríveis que compõem a comunidade de bate-papo e o Swarm”, disse ela em uma entrevista de 2016 para o site americano PokerNews.

Ela começou a transmitir no Twitch há mais de cinco anos por causa do aspecto da comunidade por trás da plataforma de vídeos e atualmente já conta com mais de 400 vídeos para assistir em seu canal.

Além de analisar suas mãos e jogadas durante a transmissão, Courtney costuma interagir com os fãs para responder todo tipo de dúvidas que possam surgir sobre poker, o que faz com que ela seja uma das mais recomendadas para competidores iniciantes.

Para entusiastas mais avançados que estejam procurando melhor o nível dos seus jogos, poucos canais são mais recomendados que o mantido por Peter “Peter804” Thompson.

O atleta se dedica principalmente a mesas de médio e alto nível e costuma transmitir por várias horas durante quase todos os dias da semana.

Assim como Courtney “courtiebee” Gee, Peter tenta interagir o máximo possível com a sua comunidade de fãs. Ele é conhecido até mesmo fora do Twitch por responder a todas as perguntas e por fazer análise completas e precisas das suas mãos durante a transmissão.

Apesar da atitude casual e acessível, Peter é um dos maiores profissionais de poker da plataforma e há um motivo maior por trás de suas transmissões. De acordo com o atleta, transmitir suas partidas foi a forma que ele encontrou tanto para melhorar seu jogo e se manter motivado quanto para ajudar seu público.

Por fim, o canal de Jonathan “Jonathanlittle” Little, é um dos mais recomendados para aqueles que querem aprender as principais regras do poker e ter acesso a diversos insights valiosos. 

Little é um jogador profissional experiente que não costuma realizar muitas transmissões, mas todas as que ele faz são repletas de sabedoria. Além disso, seu ótimo senso de humor e sua maneira didática de falar realmente merecem ser conferidos por todos os entusiastas.

Muitas opções disponíveis para os entusiastas do esporte das cartas

Esses são apenas alguns dos principais canais e streamers disponíveis no Twitch. O conteúdo da plataforma não para de aumentar a cada ano e com uma pesquisa rápida é possível encontrar diversas outras opções de produtores de conteúdo, o que torna praticamente garantido que será possível achar um que seja perfeito para o espectador.