É vergonhoso a Petrobras fazer um anuncio desse como tivesse fazendo uma grande coisa. A proposta é que o preço ira flutuar, tanto para subir de preço como diminuir. O anuncio seria que a redução do preço da gasolina em 3,2% em suas refinarias, a partir da zero hora deste sábado (15). Também haverá redução de 2,7% no preço do diesel. Os reajustes são reflexo de uma nova política de preços aprovada nesta quinta-feira (13) pela empresa.

Por que o combustível é tão caro no Brasil?

A pergunta que todo o proprietário de carro se faz constantemente no Brasil é a seguinte:
Por que o preço do combustível é tão alto? Por que a nossa gloriosa gasolina é tão cara? Por que os nossos próprios vizinhos sul-americanos, que não produzem petróleo, têm preços de combustível mais baixos do que nós? Por que diabos é tudo tão caro por aqui?
O Brasil possui atualmente a segunda maior petrolífera do mundo, a Petrobras. Além do petróleo, temos um mercado automobilístico em constante expansão e a um passo de se estabilizar como o quarto país que mais produz e vende carros em todo o mundo. Também somos pioneiros em combustíveis como etanol e biodiesel. Então?
Por que esse combustível é tão caro? Por que a gasolina é cara?
Ter carro é um pecado. Além de todos os impostos embutidos no preço do carro, que chegam a 29% do valor de tabela em um carro médio, e de outros tributos, como IPVA, ainda há aqueles que são pagos em uma série de serviços como abastecimento, troca de pneu, amortecedores, entre outros.
Mas, não foge do assunto. Por que o preço da gasolina é tão alto?
Quase 60 por cento (57,13%) do preço da gasolina é apenas imposto, segundo os especialistas. Mais da metade do preço do litro.
Quase alto suficiente em petróleo e com invejável cultura de cana de açúcar, por que um preço tão elevado? E o Brasil tem a gasolina mais cara do mundo.
E não é pouco não, os especialistas calculam que o preço do combustível esteja até 60% acima das cotações internacionais.
O que vocês acham da Petrobras exportar petróleo a um preço menor do que pagamos aqui no Brasil, enquanto nós, consumidores, temos que arcar com o valor altíssimo pela gasolina. Por que o preço não reduz? Até quando vamos comprar uma gasolina tão cara?
O Brasil é o único país do mundo onde a população não se beneficia pela riqueza de seus recursos naturais. Apenas os investidores internos, estrangeiros, o governo e poucos funcionários da estatal lucram com as riquezas minerais do país.
 E como você explica o fato da Petrobras cobrar de outros países metade do preço que nos cobra pelo barril de petróleo? Para a extração desse petróleo que é exportado os custos são menores? Os bilhões de dólares de lucratividade trimestral obtidos pela Petrobras, os valores milionários gastos pela Petrobras com patrocínio de times de futebol inclusive na Inglaterra? Os cerca de cinquenta milhões de reais anuais pagos a titulo de conselho por “especialistas” em petróleo.
Por que os custos de produção da Petrobrás são cerca de 20 vezes mais que outros países produtores? 
E olhem que os preços no norte do Brasil são ainda mais altos. Belém do Pará deveria reivindicar esse título: nós vendemos a gasolina mais cara do mundo. Que orgulho!
A Petrobras não é do governo. O governo federal tem só 37% das ações da companhia, mas tem 56% do voto, e como acionista majoritário, tem poder de decisão na empresa. Ou seja, a Petrobras é uma empresa como outra qualquer, porém controlada pelo Estado.
Mas, o preço da gasolina no Brasil é mais caro por causa da carga tributária.
petrobras