O colapso de um lago no Canadá pode desencadear um período glacial
7 de setembro de 2021

O esvaziamento ocorreu a uma taxa comparável a 800 piscinas olímpicas por segundo, produzindo uma das maiores enchentes já conhecidas. Este evento pode estar ligado a um resfriamento repentino no planeta, conhecido como ‘Younger Dryas’.

Um novo estudo internacional, publicado na revista Geophysical Research Letters, determinou que o antigo lago glacial Agassiz, que se estendia há 12.000 anos no Canadá, transbordou e causou uma inundação dramática, esvaziando a uma taxa de 800 piscinas olímpicas por segundo.

trabalho conclui que esta pode ser a causa de uma era do gelo que durou mais de um milênio.

Uma das maiores inundações conhecidas

Com uma área de mais de um milhão e meio de quilômetros quadrados, o Lago Agassiz estava localizado no oeste do Canadá, no que hoje é o sul de Manitoba e Saskatchewan, perto da fronteira com Alberta. O lago foi formado quando a calota polar Laurentino, de cerca de três quilômetros de espessura e que se estendia por grande parte da América do Norte, começou a derreter cerca de 16.000 anos atrás. A existência de uma barragem natural impediu que as águas dessa fusão chegassem à Baía de Hudson, o que fez com que a água se acumulasse.

As evidências geomorfológicas encontradas no norte de Alberta também sugerem que, em determinado ponto, as águas do lago começaram a fluir para noroeste por um canal conhecido como Clearwater-Athabaska, na bacia do rio Mackenzie, em seu caminho para o oceano Ártico.

Pelos cálculos, a descarga de água alcançou, em seu ponto crítico, um volume de cerca de dois milhões de metros cúbicos por segundo. Este volume é, aproximadamente, dez vezes a vazão média do Rio Amazonas e representaria uma das maiores inundações conhecidas.

O estudo mostra que em menos de nove meses foram despejados cerca de 21.000 quilômetros cúbicos de água, número semelhante à massa de água contida nos atuais Grandes Lagos entre os Estados Unidos e o Canadá, considerados o maior grupo de lagos de água doce do mundo.

Possível relação com o resfriamento do planeta

Além disso, esse dilúvio poderia explicar um dos maiores mistérios da recente evolução climática da Terra. “Há cerca de 12.900 anos, em apenas algumas décadas, grande parte do planeta sofreu um r esfriamento repentino que, na Groenlândia, por exemplo, foi estimado em até 10 graus e durou mais de um milênio”, detalha García-Castellanos, cientista do Geociencias BarcelonaEste período é conhecido como Dryas Recente (Younger Dryas, em inglês), que deu lugar ao atual período, o Holoceno.

Alberta Canadá lago inundación periodo glacial
Depósitos sedimentares gerados pelo fluxo de água ocasionado pelo esvaziamento do Lago Agassiz. (Imagem: S. Norris)

Segundo o pesquisador, “as causas desse fenômeno continuarão sendo muito debatidas entre paleoclimatólogos e geomorfologistas, mas nossos resultados sugerem que o enorme fluxo de água da inundação pode ter desencadeado a mudança climática do Dryas Recente ao modificar as correntes marinhas”. “No entanto, as idades dos depósitos da inundação ainda não são precisas o suficiente para estabelecer que a inundação ocorreu exatamente no início desse período frio”, esclareceu.

“Não sabemos ao certo se essa inundação fez com que a Terra voltasse à idade do gelo, mas nosso modelo mostra que, à medida que tanta água atingiu o Oceano Ártico, houve um resfriamento do clima do Hemisfério Norte”, destaca Sophie Norris, autora principal deste estudo.

Segundo a pesquisadora, Alberta deve a esta inundação parte de sua atual riqueza de recursos. “A região das areias betuminosas deve estar localizada ao longo do canal que se formou durante esta inundação. Elas estão cobertas por uma grande quantidade de sedimentos do Quaternário e, graças ao dilúvio, foram expostas”.

Fonte: Tempo

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: