Martinazzo recebe marinheiro que hasteou bandeira de Seropédica na Antártida
16 de abril de 2015

Há oito anos na Marinha, nascido e criado no bairro Jardim Maracanã, o ex-aluno da Escola Estadual Municipalizada Bananal Jonei Ribeiro, atualmente Cabo da Marinha, despertou a curiosidade do Prefeito Martinazzo ao hastear a bandeira de Seropédica na Antártida, no polo sul, onde cumpria uma missão pela Marinha do Brasil embarcado no Navio Polar de Apoio à Pesquisa Científica Almirante Maximiano. Após visualizar esta imagem o Prefeito se interessou em conhecer o jovem de apenas 26 anos, e esse encontro inusitado aconteceu na tarde da última quarta-feira (15).

A Antártida é uma região de quatorze milhões de metros quadrados, trata-se do continente mais frio, mais seco, com a maior média de altitude e de maior índice de ventos fortes do planeta. O Prefeito Martinazzo, bastante interessado em conhecer a realidade do continente antártico e a história de vida do Cabo Jonei, como é chamado nas dependências da Marinha do Brasil, fez uma série de perguntas ao jovem.

A história de vida desse jovem é impressionante, e deve servir de exemplo para nossa juventude, por isso nós o convidamos para dar uma palestra em uma de nossas unidades educacionais, com o intuito de incentivar nossas crianças a estudarem e lutarem por seus objetivos, felizmente ele aceitou o convite”, comemorou o Prefeito Martinazzo.

Segundo Jonei o Navio Polar Almirante Maximiano conta com 70 militares, e 30 pesquisadores de instituições federais de ensino e pesquisa científica, que são selecionados a partir da aprovação de seus projetos. Ele ainda disse que entre 2014 e 2015 o navio atendeu a 13 projetos, de 120 pesquisadores.

 

O Cabo Jonei ainda ressaltou que sua responsabilidade na embarcação é “cuidar” da carta náutica, traçando rotas e verificando o seguimento destas trajetórias, além de auxiliar na supervisão e manutenção de cinco laboratórios de pesquisas do navio, que também conta com dois guinchos, sendo um geológico e um oceanográfico, que podem chegar a 8000 metros de profundidade.

Resolvi erguer a bandeira da minha cidade para demonstrar minhas origens e fazer com que o mundo conhecesse Seropédica, além de despertar em todos à curiosidade pela Antártida, que é um continente fascinante. Na Antártida cada dia é uma surpresa, podemos acordar com calmaria ou com ventos que podem chegar a 120 quilômetros por hora e ondas de cinco a sete metros, a fauna também é impressionante, vemos a todo tempo focas, pinguins, baleias e leões marinhos. Desde pequeno sempre sonhei com a carreira militar, ingressei em 2007, pela Escola de Aprendizes de Marinheiros do Espírito Santo, mas nunca imaginei que viveria essa experiência”, disse Jonei Ribeiro

Jonei antartidaJonei sentado no gelo

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: