MAIS DEBATES A RESPEITO DO TRANSPORTE PÚBLICO EM SEROPÉDICA
7 de novembro de 2015

Secretário de Planejamento recebe representantes da Fetranspor para reunião

 Nessa sexta-feira (06) aconteceu mais uma reunião entre representantes da Prefeitura de Seropédica, da Fetranspor, do poder legislativo e da sociedade civil organizada. O encontro prosseguiu com o tema dos debates realizados anteriormente, que abordaram a ampliação e a melhora da organização da estrutura de transportes do município.

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável Fábio Cavalcante, acompanhado do subsecretário de Indústria e Comércio Adriano Amaral, recebeu na sede da secretaria os consultores de Transportes da Fetranspor Cláudio Leite e Luciene Pires. A reunião também contou com a presença do vereador Max Goulart, do subsecretário de Transporte Luzemir Ramalho, do representante do Conselho da Cidade (Consis) Cláudio de Paula, do representante da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Seropédica (Aciaps) Edvá de Brito e do presidente da Associação de Moradores do bairro Jardim Maracanã José Azevedo.

Durante a reunião foram apresentadas aos representantes da Fetranspor as linhas de ônibus municipais que a Prefeitura de Seropédica, em associação aos órgãos que representam a sociedade civil organizada, vislumbra implantar. A proposta visa interligar a cidade como um todo, ligando os bairros São Miguel, Santa Sofia, Fazenda Caxias, Campo Lindo e Jardins, além da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), aos polos industriais da cidade que já estão em funcionamento e outros onde ainda serão implantados novos empreendimentos.

Essas reuniões são cruciais para o futuro de Seropédica, pois estamos estruturando a cidade para suportar as novas demandas que estão surgindo com o crescimento econômico do município. A criação de linhas municipais e intermunicipais é fundamental para auxiliar os moradores da cidade na luta pelas vagas de emprego que estão sendo criadas em Seropédica, por isso estamos estudando criteriosamente todos os fatores, para fazer o que for melhor para nossa população”, afirmou Fábio Cavalcante, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável.

Após a observação das possíveis rotas apresentadas pela Prefeitura de Seropédica, a Fetranspor irá definir as áreas de estudo e fazer um levantamento de dados a respeito de cada itinerário, posteriormente à análise dos dados, o órgão dará a Prefeitura um diagnóstico indicando a viabilidade de criação das linhas e, consequentemente, propondo as intervenções que serão necessárias para a consolidação do novo Sistema de Transporte Público Urbano de Seropédica.

Esse trabalho prévio realizado pela Fetranspor é necessário para que o novo sistema seja construído, pois a partir dele serão realizados os cadastros de linhas, itinerários e frota, entre outros fatores que influenciarão decisivamente na localização dos pontos de embarque e desembarque, no reconhecimento dos polos geradores de tráfego e da demanda de transporte de Seropédica.

O novo sistema, após ser implantado, irá reduzir os congestionamentos e o tempo de deslocamento no interior do município ou em trajetos intermunicipais. Outra ideia colocada em debate durante a reunião foi a criação de novas linhas intermunicipais que auxiliariam os moradores de Seropédica que trabalham em cidades vizinhas, como por exemplo: Seropédica-Sepetiba; Seropédica-Japeri; Seropédica-Queimados (via Parque Industrial) e Seropédica-Nova Iguaçu (via Rodovia Presidente Dutra).

Como a população tem notado, diversas melhorias estruturais estão acontecendo em Seropédica, na saúde, na educação, no saneamento básico, na geração de empregos, mas não poderíamos esquecer de uma questão tão relevante para o município quanto o transporte público municipal e intermunicipal, por isso estamos perto de resolver mais uma situação que incomodava nossos munícipes desde a emancipação da cidade. Nossa gestão está transformando Seropédica em uma cidade realmente sustentável”, assegurou o prefeito Martinazzo.DSC_0001 DSC_0002 DSC_0003 DSC_0004 DSC_0005 DSC_0006 DSC_0007 DSC_0008 DSC_0009 DSC_0010 DSC_0011

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: