JOVENS DE SEROPÉDICA PODEM FAZER ALISTAMENTO MILITAR
28 de janeiro de 2016

A Junta de Serviço Militar (JSM), órgão pertencente a Prefeitura de Seropédica informa que jovens que completam 18 anos em 2016 precisam fazer o alistamento até o dia 30 de junho, conforme previsto na Constituição Federal.

 Em Seropédica a JSM fica localizada a Estrada Rio – São Paulo, KM 40, Nº 26 e o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

 O alistamento é importante para a obtenção de documentos como passaporte e carteira profissional de trabalho. Sem o Certificado de Alistamento Militar (CAM) não é possível também se inscrever em uma universidade ou mesmo assumir uma vaga no serviço público, por exemplo.

 O jovem que não comparecer na JSM dentro do prazo para o alistamento militar 2016, que será entre os meses de janeiro e junho, terá que pagar uma multa no valor de R$ 1,38 para fazer o alistamento, porém só participará da seleção do ano seguinte.

 Quem não participar do alistamento militar, estará em débito com as suas obrigações militares. O cidadão que se encontra nessa situação fica impedido de: obter carteira profissional, obter passaporte, se tornar funcionário público, participar de concurso e fazer matrícula em universidade.

 É preciso levar os seguintes documentos para fazer o alistamento:

– certidão de nascimento ou documento de identidade. No caso de brasileiro naturalizado ou por opção, a prova de naturalização ou certidão do termo de opção.

– comprovante de residência ou declaração firmada pelo alistando ou por procurador bastante;

– 01 (uma) fotografia 3×4 (recente, de frente e sem retoques).

– Conforme a Lei 12.037, de 1º de outubro de 2009 podem ser aceitos como documento de identidade (todos dentro de sua validade):

carteira de identidade;

carteira de trabalho;

carteira profissional;

passaporte;

carteira de identificação funcional;

outro documento público que permita a identificação do alistado.

serviço militar

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: