HISTÓRIA DE COMO FOI GERADO JESUS
22 de dezembro de 2013

Encontramos no evangelho deste domingo duas personagens humildes – mas fundamentais na história da salvação – que, iluminadas e fortalecidas pela fé e dispostas a renunciar aos próprios desejos e direitos, se põem a serviço do projeto de Deus: Maria e José. Graças a eles, o projeto divino se concretiza.

Maria, confiando na palavra do Senhor e recusando-se a raciocinar em termos de possibilidades humanas, entrega a sua vontade a Deus e se deixa conduzir pela ação do Espírito Santo. É a entrega a uma causa que supera a compreensão humana.

José, homem justo – porque correto, piedoso e conformado à vontade de Deus – , não querendo denunciar publicamente Maria, renuncia aos seus direitos legais e a aceita como esposa e Jesus como seu filho, dando-lhe o nome e a linhagem de Davi. Acreditando no anjo e aceitando com amor a proposta do Senhor, recebe Maria e assim auxilia o projeto divino.

O plano de Deus, encontrando-se com a vontade e a colaboração dessas personagens, realiza-se e concretiza as promessas feitas desde os tempos remotos. A iniciativa de Deus na história da humanidade não anula nem dispensa a participação do ser humano; ao contrário, serve-se dela. Ele quer contar sempre com a ação das pessoas para realizar seus projetos. Tanto acredita e aposta nos seres humanos, que se torna um deles, encarnando-se em Jesus.

Jesus, salvador da humanidade, nascido da ação divina com a cooperação humana, é o Emanuel, o Deus que estabelece sua morada no meio do mundo.

A exemplo de Maria e José, somos chamados a estar sempre atentos à palavra de Deus e em sintonia com a realidade em que vivemos para colaborar com o plano de Deus: a construção do seu reino, iniciado por Jesus. É com nossa prática e nossas atividades cotidianas que conseguimos fazer que Jesus continue nascendo nas famílias e comunidades e na sociedade.

Pe. Nilo Luza, ssp

NATAL DOS ANJOS

  1. GABRIEL – Anunciou o nascimento de João Batista e a Maria que Jesus Cristo nasceria.
  2. ANJO DO SONHO 1 – Anunciou a José que Jesus Cristo nasceria de Maria.
  3. ANJO DO SENHOR – Anunciou o nascimento de Jesus Cristo aos pastores.
  4. CORAL DE ANJOS – Cantaram para os pastores.
  5. ANJO DO SONHO 2 – Avisou a José que deveriam fugir para o Egito.
  6. ANJO DO GETSÊMANI  – Confortou Jesus no Getsêmani.
  7. ANJOS DA RESSURREIÇÃO – Apareceram às mulheres.
  8. ANJOS DA ASCENSÃO – Apareceram aos discípulos quando Jesus subiu.
  9. ANJOS DA 2ª VINDA – Adoram Jesus e voltarão com Ele.

GABRIEL

Existiu no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias e sua mulher, Isabel. O anjo Gabriel apareceu a Zacarias e anunciou-lhe que teriam um filho e se chamaria João. João Batista foi instrumento de Deus para anunciar a chegada do Messias. Ele preparou o solo dos corações para receber a Semente, que é Jesus.

Isabel estava grávida de seis meses quando o anjo Gabriel foi a uma cidade da Galiléia chamada Nazaré e apareceu a uma virgem chamada Maria. Ele lhe disse: “Salve agraciada! Não temas, achaste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um filho, que se chamará Jesus. O ente santo que de ti há de nascer será chamado Filho de Deus”.

ANJO DO SONHO

José, percebendo que Maria estava grávida de um filho que não era dele, resolveu deixá-la secretamente. Mas um anjo apareceu-lhe em sonho, dizendo: “José, não tenha receio de receber a Maria tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo.

Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles”. Então José obedeceu o anjo do Senhor.

ANJO DO SENHOR

Um decreto do Imperador César Augusto ordenou um recenseamento. Todos foram alistar-se, cada um na cidade onde nasceu. José foi alistar-se em Belém, juntamente com Maria.

Chegando o dia em que ela daria à luz, nasceu o menino numa estrebaria e foi deitado em uma manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria.

Havia naquela mesma região pastores que guardavam o seu rebanho durante a noite. Apareceu-lhes um anjo do Senhor e anunciou a chegada do Messias, dizendo:

– “Não temam. Eu vos trago novas de grande alegria. Na cidade de Davi nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Achareis o menino enrolado em panos, e deitado numa manjedoura”.

– No mesmo instante apareceu uma multidão de anjos, louvando a Deus e dizendo: “Glória a Deus nas alturas, paz na terra entre os homens, a quem quer ele bem”.

ANJO DO SONHO

Nesta época Herodes era o rei da Judéia. Vieram a eles uns magos do Oriente e perguntavam: “Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Vimos sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”. Os estudiosos da lei informaram que de Belém sairia o guia de Israel. Os magos foram a Belém e, guiados pela estrela, encontraram Jesus e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. Herodes queria matar o novo rei, por isso um anjo avisou a José em sonhos que deveriam fugir para o Egito. Quando Herodes morreu, José foi novamente avisado por um anjo e então foi morar com sua família em Nazaré.

ANJO DO GETSÊMANI

Por cerca de 3 anos e meio Jesus andou fazendo o bem e anunciando o amor de Deus. Quando se aproximou o momento em que se entregaria nas mãos dos homens para ser sacrificado, ele foi ao lugar chamado Getsêmani para orar, pois sentia o pavor e a angústia da morte terrível que enfrentaria. Seus discípulos não puderam consolá-lo e dormiram. Então lhe apareceu um anjo do céu, que o confortava. Jesus suou gotas de sangue, passando por intensa agonia, mas quando levantou estava preparado para cumprir a vontade do Pai e foi então crucificado.

ANJOS DA RESSURREIÇÃO:

No domingo pela manhã, Maria Madalena e outras mulheres foram ao sepulcro para  ungir o corpo de Jesus, mas o sepulcro estava vazio.

Um anjo do Senhor perguntou-lhes: “Por  que buscais entre os mortos quem está vivo? Ele não está aqui, mas ressurgiu, como havia dito”. Elas foram apressadamente, com temor e alegria, e anunciaram o acontecimento aos outros discípulos.

ANJOS DA ASCENSÃO

Após a ressurreição, Jesus foi visto por mais de 500 pessoas durante 40 dias, e lhes falava a respeito do Reino de Deus. No final destes dias, Ele anunciou aos discípulos que seriam batizados com o Espírito Santo, e então subiu aos céus, sendo ocultado por uma nuvem. Dois anjos apareceram e disseram aos discípulos: “Esse Jesus, que dentre vós foi elevado ao céu, voltará da mesma forma como o vistes subir”.

ANJOS DA 2ª VINDA

Sim, Ele prometeu que voltará, e todos os povos da terra o verão, vindo sobre as nuvens, com poder e grande glória. Ele enviará os seus anjos, ao toque da trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos de todos os lugares da terra e céu.

E você, está preparado para este grande dia? Jesus disse que sua vinda seria rápida como um relâmpago! Não haverá tempo de tomar nenhuma decisão quando Ele vier. Se você morrer antes disto, também terá que estar preparado, por isso decida-se agora, escolha Jesus como seu Senhor e Salvador.

230px-Xmas_fatni1

 

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: