Fotos e Vídeos: México enfrenta onda de furtos de combustível em oleodutos; tragédia nesta sexta matou dezenas
21 de janeiro de 2019

ATENÇÃO CENAS CHOCANTES.

Chamado de ‘huachicoleo’, roubo através de furos em dutos de distribuição já teria custado mais de R$ 11 bilhões aos cofres públicos. Presidente López Obrador lançou em dezembro plano de combate que acabou provocando escassez no país.

O furto de combustível que resultou em uma explosão que causou dezenas de mortes no México, na sexta-feira (18), é parte de uma grande onda de roubos que afeta oleodutos do país, chamada de “huachicoleo”, gerando prejuízos milionários.

Os casos são tão frequentes que, em 21 de dezembro, o presidente Andrés Manuel López Obrador lançou um plano nacional para combater esses furtos. Como consequência, a distribuição se tornou mais lenta e há escassez de combustível em muitos pontos do país.

López Obrador determinou o fechamento de alguns dutos no centro e no oeste do país, onde aconteciam a maior parte dos roubos, enviou 4 mil membros do Exército até instalações da Petróleos Mexicanos (Pemex, a empresa estatal de combustíveis) responsáveis pela distribuição e interveio no sistema de monitoramento de pressão dos dutos da companhia, para investigar se há algum envolvimento de funcionários com os roubos.

https://youtu.be/Q6JnmY5k328

 
Explosão de oleoduto no México pode ter ocorrido após roubo de combustível no duto

Explosão de oleoduto no México pode ter ocorrido após roubo de combustível no duto

Segundo o jornal “El Pais”, as medidas provocaram lentidão nas operações da petroleira, e o abastecimento passou a ser feito em grande parte através de caminhões, em especial nas regiões onde dutos foram fechados. Isso faz com que o produto demore ainda mais tempo para chegar aos postos de abastecimento.

O México tem 17 mil quilômetros de dutos para transporte de combustíveis, e os roubos acontecem principalmente com a perfuração desses canos – no acidente de Hidalgo, as vítimas estariam justamente aproveitando para retirar combustível que vazava de furos feitos por ladrões.