Falando sobre politica
1 de julho de 2016

Voto obrigatório e voto facultativo

Nos países mais desenvolvidos no mundo o voto político é facultativo, cerca de 10 países mais ricos do mundo nunca foi obrigatório ir as urnas. E na América latina 13 países continua sendo obrigatório.

A Importância do voto obrigatório ainda persiste no Brasil, segundo analistas decide se é necessário por conta o povo quer ou não votar é um risco para o sistema eleitoral de brasileiro. A obrigatoriedade e necessário por conta de um problema comum compra e venda de votos e a pouca instrução do povo na formação política de boa parte da população .

O voto compulsório é previsto na lei federal valido pra idosos mais de 70 anos ,jovem com 16 anos e 17 e para analfabetos somente nesses casos é facultativo no Brasil.

Já houve um projeto de lei na câmara dos deputados sobre se rejeita ou não o voto obrigatório mas 311 a 134 foi derrubada a proposta como parte da discussões sobre a reforma politica ,a maioria dos deputados se colocou a favor da obrigatoriedade do voto a partir dos 18 anos no país a proposta rejeitada sugeria que os brasileiros pudessem escolher o direito de voto nas eleições tanto para legislativo quanto para o cargo executivo.

Por: Luana do Nascimento

Fonte; http://brasil.elpais.com/brasil/2014/08/04/politica/1407162732_889288.html

Fonte; http://www.cartacapital.com.br/politica/o-voto-deveria-ser-facultativo-no-brasil-1293.html

 

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: