Dilma antecipa encontro com prefeitos da Baixada Fluminense para conter ‘Aezão’
23 de julho de 2014

Presidente se reunirá com prefeitos da região seis dias depois de ato de Aécio

BRASÍLIA, SÃO PAULO E RIO — A presidente Dilma Rousseff (PT) decidiu nesta terça-feira que dará o pontapé inicial de sua campanha à reeleição amanhã, num jantar com o governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB) — que também tenta se reeleger — e diversos prefeitos fluminenses. O evento, batizado como “Dilmão” e concebido para ser um contraponto ao “Aezão” (grupo que apoia o presidenciável tucano, Aécio Neves, e Pezão), acontecerá nesta quinta-feira à noite, numa churrascaria da Baixada Fluminense, e foi organizado pelo governador com a ajuda do prefeito carioca, Eduardo Paes (PMDB), e do coordenador da campanha petista no estado, o vice-prefeito do Rio, Adilson Pires.

2014-719491766-2014-719389143-2014060140450.jpg_20140601.jpg_20140602

A princípio, o evento ocorreria no dia 8 de agosto, mas peemedebistas pró-Dilma conseguiram antecipar a agenda para esta semana, e o martelo foi batido segunda-feira à noite, numa reunião feita pela coordenação política da presidente no Palácio da Alvorada. O PT e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vinham reclamando da demora de Dilma em fazer eventos externos. Mas, no início da tarde de ontem, o coordenador da agenda de campanha, Giles Azevedo, esteve no Palácio do Planalto com a presidente e acertou os últimos detalhes do primeiro ato.

COMPROMISSOS DE GOVERNO E ELEITORAIS

Foi definido que Dilma dará a largada de sua campanha com uma agenda casada, emendando compromissos de governo com o ato eleitoral — cenário que deverá se repetir até as eleições de outubro. À tarde, antes do jantar do “Dilmão” com prefeitos, a presidente visitará as obras de um estaleiro em Angra dos Reis e passará pela Vila Olímpica do Rio, na Zona Oeste da capital.

Em junho, Aécio Neves reuniu cerca de 60 prefeitos em uma churrascaria na Barra da Tijuca, num ato político organizado pelo presidente do PMDB do Rio, Jorge Picciani. No total, 1.600 lideranças políticas de 17 partidos compareceram naquele que foi o primeiro evento público do “Aezão”. Na última sexta-feira, o movimento fez uma caminhada por Queimados, município da Baixada Fluminense, região que receberá Dilma amanhã.

A área é considerada politicamente relevante. Reúne 13 municípios e é uma das mais populosas do estado do Rio. Tem 2,6 milhões eleitores, o equivalente a quase um quarto (22,17%) do eleitorado fluminense. Duque de Caxias e Nova Iguaçu, as maiores cidades da Baixada, são o terceiro e o quarto maiores colégios eleitorais do estado e influenciam na vida política das cidades que estão em seu entorno.

EM 2010, DILMA DERROTOU SERRA NA BAIXADA

Na queda de braço entre a petista e o tucano, pelo menos cinco prefeitos manifestaram apoio à Dilma — os de Belford Roxo, Duque de Caxias, Paracambi, São João de Meriti e Seropédica. Já Aécio tem ao seu lado os prefeitos de Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis e Queimados. Na eleição de 2010, Dilma saiu vitoriosa na Baixada. Ela somou 4,9 milhões de votos no segundo turno, contra 3,2 milhões do candidato tucano José Serra.

Auxiliares da presidente minimizam o impacto da dissidência do PMDB do Rio em favor do tucano. Repetem com insistência que os prefeitos dos municípios fluminenses de maior densidade populacional, como São Gonçalo, Nova Iguaçu, Niterói e Duque de Caxias, estão com ela.

Mas, além dos prefeitos peemedebistas que apoiam a reeleição de Dilma, foram convidados para o jantar de amanhã prefeitos do PT. O presidente do partido no estado, Washington Quaquá, no entanto, vetou a participação de todos eles no encontro com a presidente.

— Os prefeitos do PT não podem ir a eventos do Pezão. Prefeitos do PT vão a atos de campanha do PT e do nosso candidato, Lindbergh Farias — disse o dirigente ao GLOBO.

JANTAR COM PEZÃO IRRITA PETISTAS

Quaquá também criticou a decisão de Dilma de se encontrar com o governador, adversário do senador petista Lindbergh Farias na disputa pelo Palácio Guanabara.

— Até agora, todos os encontros entre Dilma e Pezão foram institucionais. O jantar, não. É campanha! Não vejo problema, mas é preciso que Dilma faça agenda com os quatro candidatos — cobrou ele.

Ontem, Lindbergh não quis comentar a agenda eleitoral da presidente ao lado de seu adversário. Interlocutores informaram, no entanto, que ele havia se irritado com o anúncio.

A estratégia de campanha de Lindbergh, no entanto, é usar a imagem de Dilma apenas nos programas eleitorais de TV, em placas, panfletos e santinhos. Nas ruas, a prioridade do senador é aparecer ao lado do ex-presidente Lula, principal avalista da sua candidatura. Na próxima sexta-feira, Quaquá irá a São Paulo para se encontrar com Lula e tentar fechar uma data para trazê-lo ao Rio.

— O Lula é o que mais influencia o voto popular. A prioridade é ele. As campanhas da Dilma, do Lindbergh, do Alexandre Padilha (ao governo de São Paulo) e do Fernando Pimentel (ao governo de Minas Gerais) querem o Lula — ressaltou Quaquá.

Ciente do incêndio provocado no PT fluminense pela vinda de Dilma ao Rio para se encontrar com Pezão, o presidente nacional da sigla, Rui Falcão, prepara-se para aterrissar no estado nesta sexta-feira. Segundo integrantes da coordenação da campanha de Dilma, pela manhã, ele vai se reunir com os peemedebistas que apoiam Dilma. À tarde, com Anthony Garotinho (PR) e Marcelo Crivella (PRB), também candidatos ao governo. À noite, com Quaquá e Lindbergh. Em seguida, participará de um ato de campanha com a militância petista no Sindicato dos Bancários. Falcão marcou as conversas para tentar acalmar o PT do Rio e também selar um pacto de convivência entre as siglas que integram nacionalmente a aliança à reeleição.

AGRIPINO MINIMIZA IMPACTO DE EVENTO

O coordenador-geral da campanha de Aécio, senador José Agripino Maia (DEM), fez questão de minimizar ontem o impacto do movimento de Dilma sobre o PMDB do Rio. Disse não acreditar em perda de apoio dos peemedebistas no estado.

— Não tememos nada porque aquele evento para o Aécio com 1.800 lideranças políticas no Rio falou por si só. Ele se antecipou a tudo. Acho que a força da estrutura de Picciani, Pezão, Sérgio Cabral e a aliança com Cesar Maia estão muito robustas para permitir fugas. Não ocorrerão fugas. Acho que esse movimento dela (Dilma) é uma forçação em cima de alguma coisa que não é a intenção do PMDB do Rio de Janeiro. A intenção do PMDB do Rio é o movimento “Aezão” — defendeu Agripino.

REUNIÃO NO ALVORADA COM SIGLAS ALIADAS

Dilma realizou ontem à noite a primeira reunião ampliada da campanha à reeleição, com os presidentes dos nove partidos da coligação. O vice-presidente da República, Michel Temer, que também é presidente do PMDB, afirmou que esses encontros serão semanais, para discutir agendas e estratégias de campanha. Segundo Temer, o clima da reunião de ontem, no Palácio da Alvorada, foi de otimismo.

— A reunião foi marcada por profundo otimismo. Embora tenhamos um grande tempo de televisão (no horário eleitoral gratuito), ele não será suficiente para mostrar o que fizemos (no governo) — disse Temer, na saída da reunião, que durou cerca de três horas.

Apesar do fraco crescimento do país e da pressão inflacionária, Temer afirmou que o clima de otimismo se estendeu para a análise do cenário econômico:

— Se não tivermos um PIB (Produto Interno Bruto) extraordinário em relação a outros países, também não será negativo.

Durante a reunião, os participantes foram informados sobre a pesquisa Ibope divulgada ontem à noite. Além de Temer, foram à reunião o presidente do PT, Rui Falcão; do PDT, Carlos Lupi; do PROS, Eurípede Júnior; do PSD, Gilberto Kassab; do PCdoB, Renato Rabelo; do PRB, Marcos Antônio Pereira; do PP, Ciro Nogueira; e o deputado Luciano Castro (RR), representando o PR. Também estavam os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Ricardo Berzoini (Relações Institucionais).

(Colaborou Luiza Damé).

Fonte>http://oglobo.globo.com/brasil/dilma-antecipa-encontro-com-prefeitos-da-baixada-fluminense-para-conter-aezao-13346205 

Veja Mais> http://oglobo.globo.com/brasil/jantar-de-dilma-pezao-prefeitos-da-baixada-irrita-lindbergh-farias-13346238

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: