Com casa desarrumada, Waguinho quer eleger cinco prefeitos na Baixada Fluminense
29 de junho de 2023

De olho em 2026, cacique planeja lançar candidatos a prefeito em Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Mesquita e São João de Meriti, além de Belford Roxo, onde enfrenta problemas para escolher um nome; aliança com Canella é dúvida

Por Marcelo Remigio, O Globo

O prefeito de Belford Roxo, Wagner dos Santos Carneiro (Republicanos), o Waguinho, articula o lançamento de candidaturas de aliados a prefeituras de pelo menos quatro cidades da Baixada Fluminense, além do município que administra. Estão na mira de Waguinho, que planeja pavimentar seu caminho para uma possível disputa ao governo do estado em 2026, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Mesquita e São João de Meriti.

Ao mesmo tempo, Waguinho precisa colocar ordem na própria casa, já que esbarra na dificuldade de encontrar um nome com peso eleitoral entre seu grupo político para lançá-lo em Belford Roxo. Apontado como candidato natural, o deputado estadual Marcelo Canella (União) enfrenta sucessivos desentendimento com o prefeito, deixando em xeque uma futura aliança. Os atritos entre os ex-aliados têm feito lideranças do município seguirem em apoio a Canella, abandonando Waguinho.

Com um discurso de ataque a prefeitos da Baixada nas redes sociais, o cacique do Republicanos chama as cidades que pretende eleger aliados de “cordão de cinco dobras”. Além delas, Waguinho trabalha para fechar uma aliança em Queimados, podendo apoiar uma chapa, e tem percorrido o interior em busca de aliados em troca de infraestrutura às campanhas.

A disputa antecipada é alvo de críticas de prefeitos da Baixada. Recentemente, um vídeo postado nas redes sociais mostrou Waguinho afirmando que vai eleger “prefeitos machos e valentes” para o cordão de cinco dobras, o que estaria em falta na região.

No vídeo, Waguinho mira ataques diretos a prefeitos como João Ferreira Neto (PL), o Dr. João, de São João de Meriti, e Jorge Miranda (PL), de Mesquita. Sobre São João, o cacique de Belford Roxo fala em falta de pagamento de aposentados e pensionistas, e promete creches, escolas e asfalto para a cidade. Em relação a Mesquita, diz que o funcionário público é maltratado e que o município vive “só de propaganda de internet e marketing”, além de duvidar da coragem do prefeito para resolver problemas da área de saúde.

“Se é um prefeito macho e valente, não tem esse negócio de pedir favor. Faz um decreto e faz a intervenção, toma o hospital e dá pro povo”, dispara Waguinho, em referência ao antigo Hospital São José, unidade particular fechada.

Avaliação de índices

Para Jorge Miranda, Waguinho ignora índices oficiais de avaliação de áreas como saúde, educação, social e infraestrutura da Baixada e “compra a versão de aliados” interessados em se eleger ao criticar as administrações vizinhas.

— Aqui em Mesquita trabalhamos com índices, avaliamos os serviços para desenvolvermos políticas públicas. Hoje, Belford Roxo tem baixos índices. Em Mesquita, não antecipamos a escolha de um pré-candidato, estamos mais preocupados com a administração. Acho difícil o prefeito Waguinho tornar realidade seu plano político — avalia Miranda, que já é reeleito.

Já o prefeito de São João de Meriti, Dr. João, afirma que Waguinho espalha notícias falsas ao dizer que aposentados da prefeitura estão com salários atrasados. Ele também duvida da possível influência do prefeito de Belford Roxo em cidades vizinhas:

— O prefeito Waguinho tem que cuidar da cidade dele para não ter tempo de espalhar fake news. Os salários dos aposentados estão em dia há um ano e meio, depois de uma herança do governo anterior de sete meses de atraso. O pagamento dos ativos também entra na conta dos servidores todo mês — afirma. — São João de Meriti é a segunda cidade do Brasil, acima de 200 mil habitantes, que mais investiu em Saúde. A terceira do Estado que mais gerou empregos e a que melhor investiu os impostos em melhorias para a população. Estamos construindo escolas, creches, hospitais e isso é só para citar alguns exemplos do que tem sido feito. Tenho certeza de que em Belford Roxo há muitos problemas para resolver. Se ele pensa que tem que essa influência toda é melhor fazer uma pesquisa — acrescenta.

Prefeita de Paracambi reeleita, Lucimar Ferreira (PL) faz coro às análises de Jorge Miranda e Dr. João.

— A população da Baixada demonstrou um grande amadurecimento e capacidade de escolher projetos de gestão voltados para suas reais necessidades. Sinto que o abuso do poder econômico perderá espaço para aqueles que têm trabalho para mostrar — afirma. — Não tenho muito o que falar do prefeito de Belford Roxo, devido ao distanciamento que temos. Projetos de poder ou eleitorais não fazem parte dos meus pensamentos diários.

Semana passada, o deputado estadual Léo Vieira (PSC), aliado de Waguinho, lançou sua pré-candidatura à prefeitura de São João de Meriti. Empenhado em negociar com o Palácio do Planalto a permanência de sua mulher, Daniela Carneiro, no Ministério do Turismo, o prefeito não compareceu. Mas enviou vídeo em que anuncia seu apoio. Procurado, Waguinho não retornou.

Fonte: O Globo

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: