Cachorro com medo de trovão e fogos de artifício: Saiba como ajudá-lo
30 de dezembro de 2015

Como eu tenho cachorros e amo eles, trago esta dicas para vocês: Descubra o que fazer para ajudar o seu cachorro nestes momentos

cachorro-com-medo-de-fogos-e-trovoes-1

1. Escolha um lugar onde o cachorro se sinta seguro

Coloque o cão em um canto da casa onde o som fique abafado

Quando você sabe que no dia terá fogos de artifício ou trovões, arrume um local na casa onde ele se sinta seguro: um ambiente que abafe um pouco o som.  Procure deixá-lo longe das janelas.

Cuidado apenas para não trancá-lo em seu quarto e esquecer objetos que possam machucá-lo ou que ele possa estragar. Prepare o ambiente antes de colocá-lo ali.

Para completar, faça com que ele fique bastante fatigado durante umas horas antes dos rojões, pois, assim, ele ficará relaxado e poderá até cochilar no seu quarto enquanto os rojões fazem barulho lá fora.

2. Acostume o cão com o som dos trovões e fogos de artifício

Coloque uma gravação com sons de trovão e de fogos de artifício

Quando um cachorro está acostumado com um som, não sentirá medo se ouvi-lo depois. Uma forma então é fazer com que os sons de trovões e fogos de artifício sejam naturais a ele. Mas como?

Grave um CD ou MP3 com estes sons e, enquanto seu pet ouve, brinque com ele. É possível, também, colocar no momento em que estiver comendo, ou fazendo algo de que ele goste. O importante é que ele associe o som a algo que é bom e não a uma situação ruim.

Vale lembrar que ele pode estranhar no início, então não vá fazê-lo escutar o mesmo CD o dia todo, pois pode causar estresse. Comece colocando o som baixo e vá aumentando gradualmente, sem que isso deixe o cachorro assustado.

3. Mostre ao cachorro que os sons de fogos são bons

Festeje quando ouvir o barulho de trovão ou fogos

Não adianta querer que o seu cão não tenha medo do trovão se você se assusta toda vez que escuta um e ele vê sua reação. Dessa forma, ele também associará o barulho como alguma coisa que não é muito boa.

Procure festejar, cantar, pular ou gritar quando ouvir um trovão ou fogo de artifício, pois o cão começará a processar estes sons como se fossem coisas boas.

4. Não pegue o cão no colo se ele ficar com medo dos sons

Pegá-lo no colo não vai ajudar a tirar o medo.

Se o trovão e os fogos de artifício não são coisas ruins e você quer que ele perca o medo, não adianta pegá-lo no colo quando ele se sentir acuado com o barulho, pois esta atitude mostra que o está protegendo de algo que não é bom e só está consentindo, de alguma forma, que ele deve ter razão em ficar amedrontado.

É difícil não fazer mimos e “socorrer” o seu cachorro quando ele está assustado, mas terá que fazer o esforço de deixá-lo quieto se a intenção for tirar o medo dele.

5. Ligue a TV para abafar os sons

Abafar um pouco o som dos fogos é uma boa opção.

Se souber que o dia será de muita festa e fogos como, por exemplo, no Ano Novo, deixe a TV ligada em músicas mais calmas e com volume razoável para que os sons da televisão abafem um pouco o som dos rojões.

Assim, aquele barulho que parece estridente demais para os ouvidos caninos, fica mais suave ao som de músicas.

Vale lembrar que, mesmo tomando estas atitudes, fechar portões, portas e janelas para evitar que o animal fuja, caso se assuste, é a primeira coisa que deve fazer, visto que em dias de muita festa, o seu animal fugir pode causar muitos problemas.

Em casos que o animal não consegue se adaptar de maneira alguma ou possui um comportamento muito exaltado (é normal ter medo e se esconder, mas não é natural querer agredir a todos ou apresentar outros tipos de sintomas ruins), leve-o ao veterinário para que seja analisado e possa ser realizado o tratamento adequado para livrar-se do medo desses sons.

Existem tratamentos homeopáticos para casos extremos de medos de animais a sons, mas devem ser indicados somente por especialistas.

Veja algumas dicas de como protegê-lo nesses momentos difíceis para evitar acidentes e não desista de treiná-lo.

Copa do mundo, finais de campeonato, festas juninas, Natal e Ano Novo… É sempre a mesma história: cachorros desesperados com o barulho dos fogos de artifício.
Seu cachorro tem medo de trovão e fogos de artifício? Saiba que não está sozinho e que isso ocorre com grande parte dos animais de estimação.

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: