“Amigos do Guandu” leva a alunos noções sobre saneamento com o projeto Sanear
4 de outubro de 2023

Mais uma etapa do “Amigos do Guandu” foi realizada nesta terça-feira (03) na Escola Municipal Teófilo Cunha, em Japeri, com foco no saneamento básico. Os alunos puderam assistir a novos vídeos educativos e conheceram de perto como funciona um biodigestor, uma das soluções individuais aplicadas no Sanear Guandu, maior programa de saneamento rural, realizado pelo Comitê Guandu-RJ e parceiros, que está atendendo, inclusive, o município, além de Queimados, onde os estudantes da Escola Municipal Santo Expedito também recebem nesta quinta-feira (05) a nova etapa do “Amigos do Guandu”.

Em Japeri, os alunos não desgrudaram os olhos da tela para acompanhar as explicações do mascote “Dudu”, que é o mensageiro dos vídeos apresentados pelo Comitê no “Amigos do Guandu”. Ele é definido como uma criatura mágica, o espírito do Rio Guandu, que recebeu a missão da Mãe Terra de trazer consciência a todas as pessoas sobre os problemas ecológicos.

No vídeo apresentado nesta terça, o Dudu explicou para as crianças o que é o saneamento básico, um direito de toda a população mundial. “Quando uma localidade não tem acesso a saneamento, fica mais fácil as pessoas terem algumas doenças. Ei, amiguinho, você sabia que existe um projeto chamado Sanear Guandu, que está cuidando do saneamento básico, aqui na sua cidade?”, perguntou o Dudu, explicando ainda para a galerinha como funciona o biodigestor. “Não podemos deixar a água do nosso banheiro poluir os rios e as florestas, isso ajuda a diminuir a poluição nos rios. Amiguinhos, não podemos esquecer que nós precisamos fazer nossa parte também, então nada de lixo nas ruas e muito menos em nossos rios”, alertou o mascote.

Além do vídeo, os cerca de 35 alunos do 2º e 3º anos do fundamental puderam ver de perto o biodigestor que foi levado até a escola e acompanhar a demonstração do equipamento também em uma maquete. Uma equipe da gerenciadora inserida no programa Sanear Guandu ficou responsável pela apresentação.

 “Com enorme satisfação, a gente faz a nossa primeira apresentação em escola, diretamente para o público infanto-juvenil e foi um enorme prazer trabalhar com essas crianças. Nós apresentamos o funcionamento do biodigestor, para que serve? E foi um sucesso. Eles interagiram, participaram bastante e foi um prazer para a gente. Esse público é um dos mais importantes, por absorverem melhor a informação e serem disseminadores da informação, levar o conteúdo para casa e essa apresentação de educação ambiental contribui muito para o aprendizado deles e também para o nosso”, destacou a coordenadora da equipe de mobilização social da gerenciadora, Amanda Alves.

Diretora da escola Teófilo Cunha, Tamara Cristhine Lopes Pontes falou sobre a importância do projeto “Amigos do Guandu” para os alunos.  “As crianças estão saindo satisfeitas, informado para os pais, o que está acontecendo, algo muito gratificante. Nesta semana, a novidade foi o saneamento básico. Muitas crianças não tinham essa realidade em casa. Então, o projeto veio somar mesmo, vocês vieram ser amigo de verdade e aguardamos as próximas etapas com as oficinas que estão por vir”, declarou a diretora.

A primeira etapa na escola aconteceu no dia 19 de setembro, quando os alunos conhecerem detalhes do projeto e participaram de atividades em grupo em comemoração à Semana da Árvore.

Outras etapas previstas

Um dos carros-chefes do Plano de Comunicação do Comitê Guandu, desenvolvido com ênfase na educação ambiental, que contou com a colaboração de consultores pedagógicos, o “Amigos do Guandu” tem o objetivo de somar esforços com as escolas para levar a importância da preservação e gestão da água aos alunos e consequentemente à comunidade escolar, como um todo, buscando uma conscientização conjunta e fortalecida.

Além das Prefeituras de Japeri e Queimados, o projeto este ano conta mais uma vez com a parceria da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) e da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Entre as atividades previstas estão a apresentação de vídeos educativos que falam sobre a importância dos rios e outros temais ambientais. Dentro das atividades que acontecerão até o fim do ano letivo, estão uma oficina de brinquedo reciclado e produção textual com produção de cartas para o futuro, além de exposição de cartazes produzidos pelos alunos.

Haverá ainda mais uma edição da ação “Exploradores”, na qual são levadas às crianças informações sobre as espécies da região e um pouco do trabalho de conservação da biodiversidade, proporcionado, ainda, um passeio ao espaço Manancial da Cedae, no Centro do Rio, onde participam de atividades lúdicas e de muito aprendizado sobre a importância das matas ciliares e do cuidado com as águas.

Dentro da parceria com a Cedae, em uma das etapas do projeto, está previsto o plantio de mudas de espécie nativas nas escolas, que serão cedidas pela Companhia. Na ocasião, em data ainda a ser definida, também ocorrerá o recolhimento das “Cartas para 2033”, que serão elaboradas no início do projeto, tendo como objetivo a percepção das crianças em relação aos cuidados com o meio ambiente. Elas ficarão guardadas na escola para os alunos observarem a diferença de atitudes em dez anos.

Para o encerramento do projeto este ano, está sendo elaborada uma grande festa em parceria com as Prefeituras em espaços, ainda a serem indicados, contando com a exposição dos trabalhos produzidos durante o projeto em um dia de encontros e confraternização.

Sobre o Sanear Guandu

Garantindo a milhares de famílias o acesso a recursos hídricos mais seguros, o Sanear Guandu, maior projeto de execução de obras de esgotamento em áreas não urbanas do país, investiu, em um ano, mais de R$ 18 milhões em municípios da Região Hidrográfica II, inclusive, com a instalação gratuita de biodigestores.

Além de proteger rios e outros mananciais do despejo de dejetos domésticos, o programa do Comitê Guandu com parceiros almeja também a proteção da saúde pública e a qualidade ambiental para toda a região contemplada.

Para o Colegiado, é um passo estratégico e importante, pois atenderá o processo de universalização do saneamento na Região Hidrográfica II (RH II), fundamental para o Rio de Janeiro, responsável pelo abastecimento de mais de 10 milhões de pessoas na região metropolitana.

Nesta etapa do programa Sanear Guandu serão beneficiadas cerca de 43.679 habitantes com a implementação de soluções coletivas e individuais, 5.442 metros de rede coletora de esgotos e 6724 módulos de soluções individuais, distribuídas em 11 municípios abrangidos pelo Comitê Guandu-RJ (Japeri, Mendes, Nova Iguaçu, Paracambi, Piraí, Queimados, Itaguaí, Mangaratiba, Rio Claro, Rio de Janeiro e Seropédica).

São atendidos bairros mais isolados e áreas rurais que não receberam a rede principal coletora. Em muitos casos, o esgoto era jogado em leitos ou tinha contato direto com o solo e o lençol freático. Uma constatação das equipes que trabalham no Sanear era a proximidade que muitas vezes tinha entre o local de despejo dos dejetos com o de captação de água, como poços e cacimbas.

Nas localidades em que o adensamento das famílias é muito reduzido e não se justifica o investimento em uma solução coletiva, foram definidas pelo Programa Sanear, por exemplo, as soluções individuais, em que cada beneficiário recebe um módulo especialmente projetado, composto por tratamento primário, com o secundário e mais um emissário, através de uma fossa biodigestora que deságua em um círculo de bananeiras, ou um sumidouro ou em um corpo receptor (curso d’água, vala de drenagem ou galeria de água pluvial)

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: