Os Secretários de Trabalho e Renda que fazem parte do Fórum da Baixada Fluminense, estiveram nesta sexta-feira (17), visitando o Alambique Barbinotto de Seropédica.

O Fórum de Secretários de Trabalho e Renda tem por objetivo de discutir políticas públicas de empregabilidade e qualificação nos municípios da região. A vista fortalece o turismo da região que é um dos maiores fatores de empregabilidade do estado.

Os principais impactos econômicos positivos no turismo são o aumento da renda do lugar visitado, o estímulo de investimentos e a geração de empregos, sendo um meio de distribuição de riquezas.

O desemprego cresceu durante a pandemia, e o Fórum de Secretários tem buscado meios para aumentar o número de vagas de emprego na região da baixada, como também a qualificação profissional das pessoas desempregadas.

O Secretário de Trabalho e Renda de Seropédica, Nelson Matos, destacou que o Alambique Barbinotto é um importante local de visitação. “A atividade turística é uma das mais importantes no setor econômico e da geração de emprego e renda, assim como a criação de novos negócios e aumento da produção de bens e serviços, uma vez que traz com ela, desenvolvimento às localidades, e possíveis melhorias na infraestrutura, trazendo benefícios aos turistas e à comunidade local”.

No encontro estiveram presentes; o Vereador Jucimar Pereira do Nascimento de Itaguaí, o Secretário de Cidadania e Direitos Humanos de Nilópolis, Renato da Van o Secretário de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico de Nilópolis, Eduardo Amorim, o Secretário de Trabalho de Belford Roxo, Sergio Felix, o Secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Itaguaí, Victor Soares Benezath, a Diretora da Casa do Trabalhador, Luciana Fraga o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Seropédica, Alex Villela, a Diretora de Projetos – SMTE, Roberta Rufino, o Subsecretário de Desenvolvimento Sustentável, Wanderson Volotão, de Seropédica, a Assessora de Imprensa da Prefeitura de Seropédica, Camila Deola de Araujo, e a Diretora de Projetos, a Engenheira Hanna Aimee Fraga.