A executiva que ajuda Selena Gomez a criar uma marca com propósito
13 de setembro de 2023

Elyse Cohen, VP de impacto social e inclusão da Rare Beauty, criou a ideia de promover saúde mental junto com a maquiagem assinada pela cantora

Elyse Cohen (à esquerda) é a VP de impacto social e inclusão da marca de Selena Gomez (à direita), a Rare Beauty

Elyse Cohen (à esquerda) é a VP de impacto social e inclusão da marca de Selena Gomez (à direita), a Rare Beauty – Cindy/Getty Images

Celebridades e marcas de beleza são uma combinação comum. Rihanna tem a Fenty Beauty, Kylie Jenner tem a Kylie Cosmetics e Ariana Grande tem a r.e.m beauty. Outras famosas lançaram linhas de cosméticos e maquiagens que refletem seus estilos, algumas até unindo propósitos sociais e ambientais nas missões da sua empresa. A Rare Beauty, de Selena Gomez, levou o impacto social um passo adiante com seu compromisso de conscientização sobre saúde mental.

Este propósito é parte fundamental do sucesso da empresa, que foi a terceira marca de beleza fundada por uma celebridade mais vendida em 2023, superando marcas como Goop (Gwyneth Paltrow) e JLo Beauty (Jennifer Lopez). Isso está ligado à mulher por trás da pauta de saúde mental na Rare Beauty, Elyse Cohen, VP de impacto e inclusão da companhia.

Leia também

Selena Gomez e outras celebridades que criaram negócios “conscientes”
Beyoncé anuncia novo perfume: veja as celebridades que se dão bem nos negócios

Com mestrado em saúde pública, comunicação e marketing pela George Washington University, Elyse é uma uma referência na sua área de atuação, ensinando empresas e organizações a crescer criando programas com propósito social. Entre seus cargos anteriores estão ser vice-diretora do programa de alimentação saudável da ex-primeira-dama Michelle Obama e diretora-sênior da Fundação da Câmara de Comércio dos EUA. Sua paixão por causas sociais, porém, não começou em escritórios ou na faculdade, mas sim, nas lições que aprendeu durante a infância.

“Fui criada por uma mãe solteira que veio de uma família que priorizava a filantropia. Passamos as férias em viagens de voluntariado pelo mundo e feriados ajudando famílias necessitadas”, diz Elyse. “O impacto de doenças mentais em pessoas da minha família alimentou meu interesse pelo assunto. Foi uma maneira de transformar a dor em propósito.”

À medida que a covid-19 intensificou a necessidade de discussões sobre saúde mental, vários amigos me encaminharam a vaga aberta na Rare Beauty para trabalhar com isso, dizendo: “Este trabalho foi criado para você”. Em poucas semanas, ela estava em uma chamada de vídeo com Selena Gomez, discutindo suas perspectivas e paixão a respeito da conscientização sobre saúde mental. “Eu entendi o poder de ter uma visibilidade como a da Selena, especialmente junto de uma marca fortemente voltada para gerar impacto”, afirmou.

O que também diferencia a Rare Beauty de outras marcas de beleza criadas por celebridades é que Gomez lançou o Rare Impact Fund antes mesmo de seus famosos produtos encherem as prateleiras das lojas. O objetivo era usar a beleza como forma de ampliar o acesso a informações sobre saúde mental, promover a autoaceitação e o amor próprio e gerar discussões sobre o assunto entre jovens de todo o mundo, objetivos que Elyse estava pronta cumprir até o fim.

Ela e sua equipe trabalharam em campanhas nas redes sociais, em parcerias com especialistas e no compartilhamento de ferramentas gratuitas para a promoção da saúde mental. Ela liderou programas importantes da empresa, como o Conselho de Saúde Mental da Rare Beauty – uma equipe de especialistas, líderes e profissionais de saúde mental que fizeram parceria com a marca – um Programa de Embaixadores pelo Impacto e o Fórum de Ação de Saúde Mental Jovem da Casa Branca dos EUA.

Selena Gomez e Elyse Cohen lançaram, juntas, o Fundo de Impacto da Rare Beauty em 2020

Selena Gomez e Elyse Cohen lançaram, juntas, o Fundo de Impacto da Rare Beauty em 2020

Elyse está particularmente orgulhosa da campanha “We All Have Baggage” (todos temos bagagem, em tradução livre) da Rare Beauty e de sediar sua primeira Mental Health Summit, evento promovido pela marca para discutir o tema. 150 pessoas presencialmente e 50 mil jovens da geração Z conectados no TikTok ao redor do mundo expressaram a sua gratidão à marca pelo seu impacto social. As mensagens variavam de “Você salvou minha vida” até “A Rare Beauty me fez ver que não estou sozinha e que pertenço a um grupo”.

“Não sei se poderíamos fazer isso de forma ainda mais intencional, mas criamos amizades e um sentimento de pertencimento entre nossos fãs. Não passa um dia sem lermos uma mensagem desse tipo”, disse Elyse. Ela dá crédito a Selena Gomez por criar e colocar em prática um novo projeto para marcas voltadas ao impacto social e por transformar a sua fama em uma ferramenta. “Selena está dando muito para o mundo por causa do poder e da influência que tem. Não é algo que todos estejam dispostos a fazer.”

A dedicação da Rare Beauty ao impacto social não passou despercebida. Elas foram homenageadas com o prêmio Parcerias do Ano da Mental Health First Aid, organização que capacita pessoas para lidar com saúde mental, pelo compromisso com a capacitação de seus funcionários, pela conscientização das pessoas em saúde mental por meio de campanhas educativas e por ser a primeira marca de beleza a ser indicada e premiada pela organização. Ao criar o Conselho de Saúde Mental da empresa e trabalhar lado a lado com organizações sem fins lucrativos, a marca tornou-se uma referência de apoio à saúde mental.

Com um propósito social ou não, Elyse espera que todas as empresas se sintam inspiradas a usar a sua influência e a alcançar o bem. “Minha esperança, que já estamos vendo muito, é que o impacto social se torne menos algo bom de se ter e mais algo obrigatório para as empresas.”

Ela compartilhou três dicas que qualquer empresa pode seguir para incorporar o impacto social em seu DNA: criar uma equipe dedicada para liderar e implementar a pauta social desde o início, para que se torne apenas uma ideia tardia, escolher uma questão que se alinhe com seu negócio e com seus clientes e recorrer a lideranças sociais para obter apoio e orientação.

Embora o impacto de Elyse seja sentido pelos fãs da marca e pela comunidade de saúde mental em geral, o seu plano futuro é posicionar a Rare Beauty como um negócio inovador a partir de seu objetivo de integrar as vendas com gerar impacto social. A VP de impacto e inclusão quer ser conhecida como uma agente de mudanças e uma pessoa inovadora em todos os projetos em que atua. “Rare Beauty e Selena me permitiram fazer isso, eu não teria conseguido sem elas. Mesmo que tenhamos impactado apenas um jovem, nosso trabalho valeu a pena”, diz.

*Holly Eve é colaboradora da Forbes USA. Ela é CEO, fundadora e diretora criativa da marca de cosméticos Madame Lemy.

(Traduzido por Gabriela Guido)

Fonte: Forbes

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: