7 Alimentos que as Mulheres Não Devem Comer Durante a Menstruação
30 de agosto de 2016

Algumas dos alimentos que as mulheres comem enquanto estão menstruadas fazem parte das causas das cólicas e desconfortos comuns deste período. Evitar este grupo de alimentos pode realmente fazer a sua menstruação fluir mais natural e facilmente. Aqui estão alguns alimentos que você deve considerar não comer enquanto estiver menstruada. Confira abaixo:

1. Alimentos açucarados

Devido a alterações hormonais durante a menstruação, os níveis de açúcar no sangue tornam-se instáveis, e muitas mulheres, por conta disso, ficam com desejo por doces. Comer alimentos ricos em açúcar aumenta ainda mais essas flutuações dos níveis de açúcar no sangue, resultando em mudanças de humor e tensão frequentes.

Além disso, o consumo de alimentos refinados ricos em açúcar pode contribuir para o desequilíbrio do sistema imunológico e para a fadiga. Em vez de pegar um bolinho para satisfazer seu desejo por doces, escolha uma salada de frutas ricas em fibras cobertas com iogurte desnatado.

2. Alimentos ricos em gordura

Alimentos ricos em gordura têm uma forte influência sobre a atividade hormonal de seu corpo, de acordo com o Physicians Committee for Responsible Medicine. As mudanças hormonais durante o ciclo menstrual estão ligadas a sintomas como inchaço e sensibilidade mamária. Por outro lado, o consumo de uma dieta pobre em gorduras saturadas ajuda a reduzir os níveis de estrogênio em excesso.

Evite alimentos como cortes gordos de carne, produtos de leite integral, salsichas e hambúrgueres. Concentre-se, em vez disso, em frutas frescas e legumes, cereais integrais, peixes e cortes magros de aves e carne.

3. Sorvete

Os produtos laticínios são ricos em gorduras e, portanto, têm os mesmos efeitos das carnes gordas. Claro, isso também vale para queijos e molhos. Ao cozinhar, tente evitar pratos de queijo ou cremosos, e se você realmente precisa de uma bola de sorvete, procure uma versão livre de lactose, e sem adição de açúcares.

4. Alimentos processados

Os alimentos processados são sempre uma escolha rápida e fácil, mas eles podem fazer você se sentir ainda pior durante sua menstruação. Por exemplo, alimentos enlatados e batatas chips contêm grandes quantidades de sódio, que pode causar desconforto e inchaço. Escolha alimentos saudáveis e lanches saudáveis, como um punhado de frutas secas sem sal.

5. Alimentos e bebidas cafeinadas

A cafeína é um estimulante que chás de determinadas plantas, o café e as sementes de cacau contêm naturalmente. Ele também é adicionado a vários produtos dietéticos e bebidas. Embora a cafeína afete as pessoas de forma diferente, pode contribuir para ciclos menstruais irregulares.

A cafeína também pode piorar o humor, agitar, gerar dificuldades de sono e causar cólica menstrual. Para evitar esses riscos, limite a ingestão de bebidas energéticas, café, chá preto, refrigerantes, chocolate e doces com sabor de café.

6. Álcool

Qualquer forma de álcool aumenta a depressão pré-menstrual. Isso porque o álcool pode afinar o sangue, aumentando o seu fluxo e causando mais desconfortos.

7. Grãos refinados

Grãos refinados perdem muito do conteúdo nutritivo dos grãos originais durante o seu processamento. Como resultado, eles podem interferir nos nívei de açúcar no sangue e no controle do apetite entre as refeições – fatores que podem piorar os sintomas menstruais.

Para reduzir as cólicas menstruais, a Universidade de Maryland Medical Center recomenda limitar alimentos refinados, como pão branco, macarrão enriquecido e doces açucarados, e optar por grãos integrais em vez disso. Outros produtos comuns de grãos refinados são o arroz instantâneo, cereais pobres em fibras, biscoitos preparados comercialmente, bolos e doces.naom_577d397608899

Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite – (no G+)
Fonte: http://www.mundoboaforma.com.br