Foi realizado nesta quarta-feira (07/08) a 1ª Feira de Ciências de Seropédica organizada pela Secretaria de Educação Esporte e Lazer, com a participação da Escolas: E.E.M. Olavo Bilac, Escola Municipal Paulo de Assis, E.M. Valtair Gabi, E.M. João Leôncio, E.M. Pastor Gerson, E.M. Ronald Callegário, E.E.M. Bananal, CAIC- Paulo Dacorso Filho, E.M. Promotor de Justiça, E.M. José de Abreu, E.M. Panaro Figueira, E.M. Gilson Silva, E.M. Manoel de Araújo Dantas.

A criatividade de todos os alunos dificultou a escolha dos melhores trabalhos apresentados, tinha trabalho sobre Célula Animal, Pressão Atmosférica, Microscópio a Laser Caseiro, Energia Elétrica Gerado por Batata, Fecundação e Desenvolvimento Embrionário, Preservação do Meio Ambiente, Coleta e Aproveitamento da Agua da Chuva, Transgênicos e a Sustentabilidade, Robótica. Placas Tectônicas, Sistema Urinário, Tabela Periódica, Minhocário e o Meio Ambiente, Geração de Energia Elétrica por Foto Célula.

A menor nota teria de ser 5 e a máxima 10, mas a menor nota dada pelos avaliadores foi 8, mostrando com isso o excelente trabalho realizado por estes jovens Cientistas. Os critérios para avaliação dos trabalhos foi: Conhecimento Cientifico do Problema Abordado, Criatividade e Inovação, Relevância Social, Clareza e Objetividade na Apresentação dos Trabalhos, e Metodologia Cientifica.

A Coordenadora Debora Viana Pascoal da Área Física e Biológica da Secretaria de Educação falou que a ideia da Feira de Ciências surgiu em 2012 quando a Secretaria de Educação Lucia Baroni Martinazzo a nomeou para ser a Coordenadora da Área de Ciências, foi quando ela apresentou este projeto que foi aceito imediatamente. “Fico feliz em trabalhar sob administração da Secretaria Lucia Martinazzo, ela sempre apoia os projetos que estimulam os alunos da rede a estudarem” Finaliza.

Os Avaliadores foram a Dra. Professora Solange Viana Pascoal da UFRRJ, a Dra. Professora Lenir Lemos Furtado Aguiar, Dra. Lana Cristina Fonseca Pró-reitora Adjunta de Extensão UFRRJ, Dr. Professor Anderson Dias Cesar Pró-reitor de Pós Graduação e Pesquisa da UCB.

A Secretaria Lucia Martinazzo agradeceu o apoio de toda sua equipe pedagógica, os alunos que participaram da Feira de Ciência, e a todos os avaliadores que dedicaram seu tempo para o sucesso do evento. “Todos os que participaram da Feira de Ciências são vencedores, visitei alguns estandes de ciência e fiquei admirada pelo trabalho”, finaliza.

O Primeiro Lugar foi o E.M. Promotor de Justiça com o trabalho do Robozinho, o Segundo Lugar foi o CAIC Paulo Dacorso Filho com o trabalho Transgênicos, e o Terceiro Lugar E.M. João Leôncio com o trabalho Energia Elétrica gerado por Batatas. A equipe e o Professor que tiraram o Primeiro Lugar receberam um Tablet cada um, a Equipe e o Professor que tiraram o Segundo e o Terceiro Lugar receberam cada um uma Máquina Fotográfica.