12 Remédios Naturais Para Prevenir a Trombose
13 de maio de 2016

A TVP, ou Trombose Venosa Profunda, é uma doença que tem se tornado cada vez mais comum. Somente nos Estados Unidos, são diagnosticadas anualmente cerca de 600 mil pessoas com TVP. Se não diagnosticada a tempo, pode causar riscos ainda maiores e até mesmo fatais, como embolia pulmonar, que atinge 15% do número de mortes naquele país. Embora atinja pessoas com idade mais avançada, pode surgir em qualquer fase da vida. Porém, é possível evitar a doença, seguindo alguns passos importantes. Uma boa mudança nos hábitos alimentares é uma boa forma de prevenir a TVP.
Veja agora quais são as causas e sintomas da doença, e depois confira 12 remédios naturais que você pode usar também como forma de prevenção.

Atenção: Este artigo apenas oferece tratamentos naturais que somente podem ajudar a prevenir a trombose, e NÃO substituem um tratamento médico especializado. Caso suspeite que tenha a doença, contate um profissional.

 O que é a TVP?
Em uma pessoa totalmente saudável, a artéria pulmonar flui o sangue oxigenado, que é bombeado do coração para os pulmões, onde, por meio da respiração, o sangue recebe o oxigênio necessário para ser enviado por todo o corpo. Para este processo, há dois tipos de veias que trabalham com isso: as “superficiais”, que conseguimos ver, e as “profundas”, que, como o próprio nome diz, estão no fundo do nosso organismo. No caso de Trombose Venosa Profunda, surgem coágulos de sangue (também chamados de trombo) nas veias, em grande parte nas pernas. Se esses coágulos se romperem e forem levados pela corrente sanguínea, podem chegar até os pulmões, causando um bloqueio, a chamada embolia pulmonar.
Sintomas
230e26f5-2be2-4f79-80ba-6bc55bdf7d1b

Estes são alguns dos principais sintomas da TVP:

  • Grande inchaço em uma ou ambas as pernas
  • Fortes dores ou muita sensibilidade, especialmente na panturrilha
  • Pele mais quente do que o normal em torno do coágulo
  • Vermelhidão na parte de trás do joelho ou pálida, sem coloração
  • Aumento de dor ao dobrar o pé para cima em direção ao joelho

Atenção: Metade dos pacientes com trombose, até descobrirem a doença, não apresentaram sintomas. Se você tem ou teve algum dos sintomas descritos acima, procure um médico imediatamente.

Possíveis sintomas de embolia pulmonar:

  • Súbita falta de ar
  • Dores no peito ao respirar ou tossir
  • Tontura ou desmaios
  • Aceleração no pulso (taquicardia)
  • Tosse com sangue

Atenção: Se você apresenta algum dos sintomas descritos acima, procure ajuda média com extrema urgência.

Causas da Trombose Venosa Profunda
A causa mais citada e comum é o sedentarismo, especialmente se a pessoa passa muito tempo sentada ou sem se mover por longos períodos. Pessoas que enfrentaram uma longa viagem, passaram por uma doença que as impediam de se exercitar, ou não praticam atividades físicas podem estar mais suscetíveis ao surgimento de coágulos no sangue.
A TVP inclusive pode surgir em indivíduos aparentemente saudáveis. No entanto, pessoas que já tiveram insuficiência cardíaca, infarto, câncer e também fumantes estão mais propensos a ter a doença. Também pode surgir em gestantes ou mulheres que recentemente tiveram um bebê, indivíduos recém-submetidos a cirurgias, ou algum ferimento na perna ou região pélvica. Outros problemas, como deficiência das proteínas C e S, disfibrinogenemia e até mesmo quem tem o sangue tipo O negativo (O-) correm o risco. Por último, caso tenha tido algum caso na família, consulte o médico e veja se você corre este risco.

AVISO IMPORTANTE: Se você tem algum dos sintomas descritos acima relacionados à TVP ou embolia pulmonar, deve contatar um médico sem hesitar. Será então feito um tratamento para evitar que os coágulos cresçam, impedindo a chegada ao pulmão, causando embolia.

O tratamento inclui:

– Afinamento do sangue: Pode ser feito com anticoagulantes como heparina e varfarina, que desaceleram o processo do surgimento de coágulos, ou medicamentos antiplaquetários que têm a mesma função.

– Medicamentos para destruir coágulos: Fortes medicamentos intravenosos para o coração que destroem os coágulos.

– Filtros na veia cava inferior: Um dispositivo médico é inserido na veia cava inferior para pegar os coágulos. Esta é a a principal veia que leva o sangue venoso do abdômen e dos membros inferiores para o coração.

– Meias de compressão: Trata-se de meias longas que chegam próximo à altura dos joelhos, onde fazem uma leve pressão, e são mais apertadas próximo aos tornozelos, para melhorar a circulação do sangue.

Remédios Naturais Para Prevenir TVP
Antes de tudo, é preciso manter o corpo em forma para manter a boa circulação, para que o sangue não fique nem muito fino e nem muito espesso. Por isso, devemos incluir alimentos ricos em vitamina E (que ajuda afinar o sangue) e K na alimentação (que o mantém grosso).

Você verá agora 12 remédios naturais que podem prevenir o surgimento de trombose e manter o seu organismo funcionando em perfeita harmonia. Confira:

1. Pimenta caiena
7bc5c84b-58de-460e-929c-5b498b30b76d
A pimenta caiena é excelente para aliviar dores e ajuda a afinal o sangue, ótimo para acabar com a TVP, pois contém capsaicina, um composto químico que evita a formação de coágulos e fibrina (proteína fibrosa que é parte do coágulo). Também ainda ajuda a reduzir os níveis de colesterol. Por último, esta pimenta ainda fortalece o coração.
2. Alho
d6d1c972-9d9e-4d22-9eb8-9baa3c48d667
O alho é um poderoso remédio antitrombose que evita a formação de coágulos e ainda ajuda a controla a pressão sanguínea. Você pode comer dois ou três dentes de alho antes do café da manhã ou usá-lo com frequência no preparo das suas refeições.
3. Gengibre
a3020d59-2bec-4992-ada4-6e613ead46b3
Sabemos que a água com limão é uma ótima bebida natural e muito boa para a saúde, enquanto o gengibre ajuda a controlar a vitamina K que, em excesso, pode engrossar o sangue. Então, que tal unir esses dois ótimos remédios naturais para melhorar ainda mais a sua saúde? Basta adicionar um pouco de gengibre picado ou ralado à sua água com limão e bebê-la todas as manhãs, como de costume. No decorrer do dia, opte pelo chá de gengibre para ter ainda mais benefícios desta raiz maravilhosa.
4. Brócolis
cb05c1ca-4a78-44c6-8e0a-6e9b34af46f6
Por ser riquíssimo em fibras, o brócolis é altamente recomendado para quem tem problemas cardiovasculares, além de outros benefícios para a saúde. Esse vegetal cru tem mantém todas as vitaminas e minerais pois, quando o cozinhamos, grande parte desses nutrientes vai para a água do cozimento. Então, que tal consumir brócolis levemente salteados para usufruir de tudo que ele proporciona de bom? Uma salada fresca é uma boa opção.
5. Aipo
e6498bb3-885d-4c08-b4d6-b8b9d53135af
Como todos sabem, queimamos mais calorias ao digerir o aipo, mais do que o consome. Este alimento super benéfico também ajuda a balancear o cortisol, o hormônio relacionado ao estresse, prevenindo o afinamento das veias sanguíneas. O cortisol pode piorar o nível de memória, aumentar o peso, o colesterol, os riscos de doenças cardíacas e outros problemas preocupantes de saúde. Por isso, o aipo é uma boa opção.
6. Alimentos ricos em vitamina C
86d4a49b-1a9d-4cb6-ba1d-6fe3fecf2ac2
A vitamina C ajuda a manter o bom funcionamento do sistema vascular e, dessa forma, melhora muito o funcionamento das veias veias sanguíneas, que trabalham muito melhor. Por isso, consuma muitas frutas, vegetais e legumes para ter certeza de que consume a quantidade ideal desta poderosa vitamina. Alimentos como morango, abacaxi, kiwi, laranja, cantalupo (um tipo de melão mais amarelo, com casca branca), mamão, pimentão, couve-de-bruxelas e couve-flor.
 7. Espinafre
e26eec88-719c-4dc0-bddf-e4e7191a50e9
É claro que você não vai se tornar um Popeye ao consumir uma boa quantia de espinafre, mas certamente a sua pressão sanguínea vai diminuir e estar controlada, graças à alta quantia de fibras. Além disso, contém outras vitaminas como magnésio, potássio e ácido fólico. Ao manter controlada a sua pressão sanguínea, a circulação do sangue também flui muito melhor. E se quer saber mais sobre os benefícios do espinafre, clique aqui e confira!
Aviso: O espinafre é rico em vitamina K, que, apesar de boa para a saúde, engrossa o sangue, então consuma-a preferencialmente com outro alimento rico em vitamina E para evitar que isso aconteça.
8. Alecrim
1ee0a16c-a220-493e-840e-3601ccf06102
O alecrim contém um flavonoide chamado diosmina, que ajuda o sangue a fluir melhor, pois minimiza a fragilidade dos capilares sanguíneos. É muito usado na farmacologia para tratamento de varizes, hemorroidas e outros problemas relacionados à coagulação. Esta incrível erva aromática também é rica em vitamina B6, que fortalece a hemoglobina, a proteína das células vermelha dos sangue, responsável por levar o oxigênio por todo o seu corpo. E o alecrim ainda tem um bônus: pode ajudar na prevenção de queda de cabelo. Por isso, se você tem um jardim em casa ou gosta de plantas em vasinhos, arrume um espaço para esta erva de valor inestimável à saúde.
9. Ácidos graxos Ômega 3
Encontrado principalmente nos peixes, o ômega 3 ajuda a diminuir os níveis de colesterol e previne a formação de coágulos no sangue. Consuma ao menos duas a três porções de peixe por semana. Algumas opções incluem atum, cavalinha, truta-de-lago e arenque. O salmão também é rico em ômega 3. Clique aqui e confira uma ótima receita com este peixe que vai turbinar a sua saúde.
10. Alimentos ricos em vitamina E
ca25348b-bb21-412a-ab0c-b177d06dbddc
A vitamina E contém propriedades antiplaquetárias e anticoagulantes, essenciais para prevenir a formação de coágulos. Portanto, ao fazer suas compras, procure por alimentos ricos em vitamina E, como abacate, azeite de oliva, grãos integrais, semente de girassol, nozes, coco e avelã.
11. Cúrcuma
28de0579-e745-42f2-89c0-1ea4797a1781
Também conhecido como açafrão-da-terra, este tempero tem um componente ativo chamado curcumina, responsável pela linda pigmentação alaranjada. É também um ótimo remédio natural que ajuda a afinar o sangue e melhorar a circulação. Inclua a cor e o sabor do Oriente nos seus pratos adicionando uma colher de chá de cúrcuma em um copo de leite quente, e adoce com um pouco de mel. Para saber mais sobre este poderoso tempero, clique aqui!
12. Exercícios físicos regulares
8ced3231-4ae2-427d-8733-d960aecb8214
Uma das principais causas de má circulação sanguínea é a falta de exercícios físicos, portanto a melhor forma de se prevenir é praticar bastante atividade física com frequência e muita vontade. Faça em si mesmo um teste: se a sua pulsação estiver forte e estável durante o dia, com boa frequência, então a sua circulação está fluindo bem. E há muitas maneiras de praticar exercícios: caminhada, natação, ioga e atividades aeróbicas. Mas antes de iniciar qualquer uma dessas atividades, consulte um médico.
Bônus: Receita de uma saborosa vitamina natural anti-TVP!
8a6d4dfb-8b6f-45a9-9d30-412599628297

Ingredientes

  • 2 xícaras de espinafre fresco picado
  • 1 pera ou maçã
  • 1 talo de aipo
  • 1 colher de chã de pimenta caiena
  • Suco de 1/2 limão
  • 3/4 de xícara de água
  • 1 dente de alho

Basta bater tudo no liquidificador e tomar em seguida!

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: