Boato?: Tempestade solar chegará a terra hoje

Estão espalhando nas redes sociais Facebook, whatsapp etc, a noticia alarmista que uma tempestade solar chegará a terra hoje e durará ate’quarta feira.

Algumas versões do boato diz para as pessoas desligarem os celulares, eletrodomésticos e tudo o mais que possa ser conduto de energia ou bateria.

Leia o boato na íntegra:

Nesse exato momento, a Terra está recebendo ondas de radiações vindas de explosões solares. Conhecidas como ejeções de massa coronal, essa ondas na verdade são explosões que acontecem no Sol e lançam partículas no espaço.

O fenômeno começou a ser notado no último domingo, quando uma grande explosão na região central do Sol produziu uma tempestade de ondas solares capazes de viajar a uma velocidade de 6,4 milhões de quilômetros por hora. A radiação começou a chegar à Terra uma hora mais tarde e continuará até quarta-feira, mas seu ápice será atingido ao longo do dia de hoje.

As tempestades solares são classificadas em A, B e C para as mais fracas, M para as moderadas e X para as mais fortes. A que estamos vivenciando agora é de classificação M9, a mais forte dentre as moderadas.”(sic)

Esse tipo de alerta não é novidade, o verdade absoluta já desmentiu um boato ou hoax semelhante matéria “raios Cósmicos desligue seu celular” cuja característica é bem semelhante a esse boato novo(?)

Será verdade que uma tempestade solar chegará a terra hoje?

Bem, primeiro é preciso saber que dia é hoje que o texto se refere? Isso porque o texto não tem nenhuma data e portanto pode ser qualquer dia.

Tempestades solares chegam a terra com mais frequência que se imagina. Todos os anos tem um, como em Teve 2012, 2014, 2015,

O fenômeno consiste na ejeção de uma grande quantidade de partículas eletricamente carregadas –prótons e elétrons–, que saem do Sol com grande energia e seguem em direção dos planetas.

Tempestades solares são comuns, em especial durante picos na atividade solar, e não causam danos diretos aos seres vivos na Terra, pela proteção conferida pela atmosfera.

Mas elas afetam o campo magnético do planeta e podem causar flutuações na rede de energia. Transmissões por satélite, rádio e GPS também podem ter problemas quando a tempestade chega aqui.

Ocorre que não há previsão alguma de tempestade solares para esses dias, e tudo não passa de um boato alarmista sem data que explora um fenômeno que ocorre o tempo todo.

Podem ficar tranquilos, hoje não tem tempestade solar, pelo menos o hoje de hoje e não o hoje de um outro dia que não é o dia de hoje mas o hoje de um outro dia.

Não acredite em tudo que está na internet: Siga o Verdade Absoluta

Raios Cósmicos podem afetar celulares?

Raios cósmicos nem sequer são “raios”, são basicamente prótons, ou seja, partículas. Essas partículas, ao chegarem à Terra, colidem com os núcleos dos átomos da atmosfera, a cerca de 10 mil metros acima da superfície do planeta, e dão origem a outras partículas, formando uma “chuva” de partículas com menos energia, os chamados raios cósmicos secundários.

Raios cósmicos atingem a terra o tempo todo. O número de partículas que chegam ao nível do mar, em média, é de uma partícula por segundo em cada centímetro quadrado.  Os raios cósmicos secundários são inofensivos à vida na Terra, mas os raios cósmicos primários são perigosos para os astronautas no espaço.”

Resumindo: Não existe nenhuma recomendação da NASA e da BBC para se desligarem “hoje” os celulares e telefones devido aos raios cósmico.

Mesmo se fosse verdade, e não é, o tal hoje do alerta já é ontem e nós já estamos no amanhã.

tempestade-solar-chegara-na-terra-hoje-1

Faça o seu comentário